Ouvindo...

Beck’s lança cerveja criada por inteligência artificial

Bebida chega em edição limitada e todos os seus aspectos foram definidos pela tecnologia

Beck’s cria nova cerveja com auxílio de inteligência artificial

A inteligência artificial tem sido aplicada nos mais diferentes segmentos. Um deles é o setor cervejeiro: em comemoração a seu aniversário de 150 anos, a Beck’s usou a tecnologia para criar a “Autonomous”, edição limitada e futurista da bebida.

Leia também:

Todos os aspectos — da receita à campanha publicitária, passando pelo design da lata e pelo nome do produto — da edição comemorativa foram definidos pela inteligência artificial. Laura Salway, diretora de marketing global da Beck’s, diz que a fabricante deu à tecnologia o desafio de ajudar a criar a edição limitada.

Beck’s é conhecida por seu amargor característico. Com a inteligência artificial, o objetivo foi criar a receita perfeita. Foram realizados diversos testes e combinações diferentes de sabores até chegar à versão final, que une água, malte, lúpulo, levedura, anos de expertise cervejeira e tecnologia.

A cerveja será fabricada em Bremen, na Alemanha, a sede da Beck’s. “A inovação contínua, a quebra de limites e a criação de cervejas marcantes são as coisas que mais fazemos aqui. Temos histórico de pioneirismos e fizemos questão de trazermos esse espírito nessa criação.”

Laura lembra que a Beck’s é conhecida pela inovação: criou as primeiras garrafas verdes para cerveja, lançou o primeiro six-pack e foi a primeira a enviar lúpulos para o espaço. Para a criação da “Autonomous”, a fabricante usou ChatGPT e Midjourney .

Ela conta que, inicialmente, a inteligência artificial recebeu uma lista de ingredientes e, depois, a equipe atuou em conjunto com a tecnologia para formular a receita. “É realmente uma cerveja do futuro. Com essa novidade, queremos mostrar como os humanos podem trabalhar em conjunto com inteligências artificiais para revolucionar o mercado de bebidas.”

Como é uma edição limitada, a “Autonomous” vai ter apenas 450 exemplares. Eles estarão disponíveis na Alemanha, na Itália e no Reino Unido — não há informações sobre a bebida se tornar parte do catálogo da marca nem sobre sua vinda para o Brasil.

Para Laura, esse é só o começo. “Temos planos de ampliar essa parceria em um futuro próximo”, afirma. “Já neste ano, vamos desenvolver um novo design para nossas embalagens a partir dessa tecnologia.”