Mais barato e mais rápido que técnicas anteriores, um recurso criado por pesquisadores da Disney vai permitir alterar a idade visual dos atores mais facilmente. Com
Leia mais:
Inteligência artificial quer traduzir a linguagem dos animais Obra feita por inteligência artificial vence concurso de arte
No método tradicional, as equipes de efeitos especiais usavam digitalização e modelagem 3D ou uma técnica 2D quadro a quadro com Photoshop. Só que, com essa opção, podem ser necessários semanas ou meses para concluir o trabalho. A nova tecnologia, batizada de Face Re-aging Network (Fran), promete tornar o processo mais ágil.
Para criar a tecnologia, os pesquisadores utilizaram uma ferramenta da Nvidia que produz rostos reais de indivíduos que não existem, o StyleGAN2. Eles, então, elaboraram diversos exemplos de rostos entre 18 e 85 anos.
A partir desses dados, a Fran compreendeu os princípios gerais da mudança de aparência com a idade e os aplicou a um ator real em movimento. “Nossa rede mostra a mesma pessoa sintética e fotorrealista, com as correspondentes idades de origem e alvo”, afirmam os pesquisadores.
A pesquisa foi enviada para ser incluída em uma conferência que ocorre na Ásia neste mês. A Disney ainda não anunciou planos para o uso da tecnologia em futuras produções.