Ouvindo...

Carro flutua a até 230 Km/h na China; veja vídeo

Tecnologia empregada já está em uso em trens em diferentes países

Levitação magnética faz carro flutuar em testes na China

Uma tecnologia que existe desde 1980 promete fazer veículos flutuarem. Pesquisadores chineses já testam a levitação magnética para fazer automóveis percorrerem estradas a pelo menos 35 mm acima do solo (onde fica o trilho condutor). Os testes foram patrocinados pelas autoridades de transporte chinesas com o objetivo de identificar medidas de segurança.

Leia mais:

Para que isso seja possível, os veículos têm ímãs poderosos no piso. O trilho usado nos testes tem quase 8 quilômetros de comprimento. Foram testados oito automóveis e a velocidade máxima atingida foi de 230 Km/h. O mesmo conceito já é usado em trens na China, no Japão e na Coreia do Sul.

Segundo os responsáveis pelo projeto, o uso de levitação magnética reduz o consumo de energia e aumenta o alcance. Isso quer dizer que uma das maiores dificuldades dos veículos elétricos, a autonomia, pode ser sanada: muitos motoristas desses modelos têm receio de não completar a rota com a carga disponível na bateria.

Há dez anos, o primeiro conceito para uso de levitação magnética em veículos foi criado pela Volkswagen. Há, ainda, a necessidade de tratar de aspectos de segurança, como um eventual descarrilamento ou desvio do curso causado por veículo não magnético. Além disso, é preciso adaptar rodovias e construir estradas magnéticas.