Uma tecnologia que existe desde 1980 promete fazer veículos flutuarem. Pesquisadores chineses já testam a levitação magnética para fazer
Leia mais:
Para que isso seja possível, os veículos têm ímãs poderosos no piso. O trilho usado nos testes tem quase 8 quilômetros de comprimento. Foram testados oito automóveis e a velocidade máxima atingida foi de 230 Km/h. O mesmo conceito já é usado em trens na China, no Japão e na Coreia do Sul.
Segundo os responsáveis pelo projeto, o uso de levitação magnética reduz o consumo de energia e aumenta o alcance. Isso quer dizer que uma das maiores dificuldades dos veículos elétricos, a autonomia, pode ser sanada: muitos motoristas desses modelos têm receio de não completar a rota com a carga disponível na bateria.
Há dez anos, o primeiro conceito para uso de levitação magnética em veículos foi criado pela Volkswagen. Há, ainda, a necessidade de tratar de aspectos de segurança, como um eventual descarrilamento ou desvio do curso causado por veículo não magnético. Além disso, é preciso adaptar rodovias e construir estradas magnéticas.