Em alguns anos, os
Além disso, para Rowan, as crises do petróleo em todo o mundo não têm data para acabar. Isso deve manter o preço dos combustíveis elevado e ajudar a migração dos consumidores para o segmento dos elétricos.
Para Elon Musk, CEO da Tesla, até 2030, 50% dos carros em circulação no mundo serão elétricos. Alguns movimentos têm ocorrido nessa direção. Reino Unido, Alemanha e China querem eliminar a venda de novos veículos a combustão já em 2030. Na Califórnia, a meta estabelecida é 2035.
O segmento tem crescido: em 2021, foram comercializadas 6,6 milhões de unidades — o dobro de 2020. No primeiro trimestre de 2022, foram vendidas 2 milhões de unidades, segundo a Counterpoint Research. No segundo trimestre, foram 2,18 milhões de automóveis elétricos vendidos. Atualmente, 16,5 milhões de modelos elétricos circulam pelo mundo. As opções movidas a bateria representam quase 72% das vendas e o restante do mercado pertence aos híbridos plug-in.
Aqui no Brasil, a montadora chinesa JAC Motors só vai vender os modelos T40, T50 e T60 Plus Turbo enquanto durarem os estoques. A montadora quer passar a distribuir apenas carros elétricos por aqui. Estão à venda o E-JS1, o E-JS1 EXT, o E-JS4 e o E-J7. Completam a linha o EJP8, o E-JV5.5, o iEV750V, o iEV750 VIP, o iEV1200T, o E-JT 12,5 e o E-JT18.0.
Outra que já anunciou a eletrificação de toda a linha de automóveis oferecidos no Brasil foi a
Na capital paulista, proprietários de carros elétricos ou movidos a hidrogênio recebem desconto de até R$ 3.292.21 no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O mesmo ocorre para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que é 50% mais barato para esses modelos. Além disso, carros elétricos não participam do rodízio veicular na cidade.