Ouça a rádio

Compartilhe

Pista recarrega bateria de carros elétricos em movimento

Projeto, instalado na Itália, é do grupo automotivo Stellantis

Baterias de carros elétricos podem ser recarregadas com veículo em movimento

Com tecnologia Dynamic Wireless Power transfer (DWPT), a Arena do Futuro, do grupo automotivo Stellantis é uma pista automotiva em Chiari, na Itália, que pode recarregar a bateria de carros elétricos enquanto eles trafegam. Isso é possível porque bobinas posicionadas sob o asfalto transferem energia sem fio aos automóveis.

Além de poder ser usada em qualquer veículo elétrico — basta instalar um receptor que transfere a energia para o motor —, a tecnologia evita que o veículo tenha de ficar estacionado por horas para o abastecimento. A Stellantis explica que, enquanto trafega pela pista, a energia da bateria do carro elétrico não é consumida.

A potência da Arena do Futuro é semelhante à de uma estação de carregamento rápido. Os testes sobre a intensidade do campo magnético avaliam que a tecnologia é segura para motoristas e passageiros. O sistema usa cabos de alumínio mais finos para a distribuição da corrente: eles são mais leves e custam a metade do preço do cobre.

Estradas, portos e aeroportos

Entre as vantagens da Arena do Futuro estão a redução das perdas de potência no processo de distribuição de energia, o uso de fontes de energia renováveis sem conversão e outras. “Já trabalhamos para alcançar maior vida útil da bateria, maior eficiência energética, menor tamanho da bateria, menor peso e menor custo”, aponta Anne-Lise Richard, chefe da unidade global de negócios de mobilidade eletrônica da Stellantis.

De acordo com a Stellantis, o desenvolvimento foi possível graças a tecnologia como internet das coisas, 5G e inteligência artificial. O sistema DWPT pode ser usado em estradas, portos, aeroportos e estacionamentos. “O DWPT simplifica a abordagem do cliente à mobilidade elétrica e responde aos requisitos de descarbonização e sustentabilidade ambiental no setor de mobilidade”, diz a Stellantis em comunicado oficial.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store