Parece que a era do carregamento gratuito de
Cada quilowatt-hora custa R$ 1,95. Ou seja, a recarga completa de um veículo com bateria de 40 kWh sai por R$ 78. Segundo a Raízen, esse custo é 50% menor quando comparado a combustíveis tradicionais. No mesmo posto, o litro do etanol custa R$ 4,39 e o da gasolina sai R$ 6,69.
A meta é inaugurar mais 34 estações do tipo na região Sudeste até março de 2023, com potências de 50 kW até 150 kW (carga ultrarrápida). Nas mais potentes, o carregamento pode ser feito em até 35 minutos. A cobrança é feita pelo aplicativo da startup Tupinambá, que ajuda donos de veículos elétricos a encontrarem estações de recarga.
A rede já tem 150 pontos próprios de carregamento e a metade deles cobra pela recarga. Desde junho de 2018, a cobrança da recarga de carros elétricos por empresas e estabelecimentos privados é permitida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Um estudo da consultoria McKinsey aponta que o acesso a carregadores para carros elétricos é a principal preocupação dos brasileiros. Esse aspecto supera a autonomia e o ciclo de vida das baterias, os preços e os custos de manutenção. Segundo o documento, o Brasil tem cerca de 500 estações de recarga, enquanto os EUA têm 98,3 mil e a China, mais de 807 mil.
Existem, atualmente, dois tipos de eletropostos. Os mais comuns têm potências que variam de 3,7 kW até 22 kW, ficam em locais públicos e são complementares aos carregadores residenciais. Já os pontos de recarga rápida, com potências entre 50 kW e 350 kW, ficam em estradas e vias com grande movimento de veículos, e oferecem abastecimento veloz.
Unidades da Volvo
A montadora Volvo iniciou, em maio, as instalações de sua rede de eletropostos rápidos no Brasil. Estão programados 13 eletropostos para a primeira fase do projeto e a ideia é que eles ofereçam serviço gratuito tanto para clientes da montadora quanto para proprietários de veículos elétricos de outras marcas.
A primeira unidade foi instalada no município paulista de Cajati, no quilômetro 500 da Rodovia Régis Bittencourt. A segunda estação fica na cidade paulista de São Sebastião. Essa instalação deve ser usada pela empresa para promover as viagens de longa distância com carros elétricos na região. O equipamento fica na Rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rêgo.
João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, diz os demais 11 carregadores devem abranger mais de 3.000 km de rodovias. “Temos a ambição de conectar todo o Brasil com corredores elétricos”, completa Rafael Ugo, diretor de marketing da empresa.
As principais rodovias do Brasil devem receber as instalações. Os 13 corredores elétricos ligam São Paulo a cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Uberlândia (MG), além da Baixada Santista, litoral norte e outros. No Waze, as unidades têm o nome de Eletroposto Carga Rápida Volvo.
Custo da energia elétrica
Ainda não há legislação específica para a cobrança das recargas de carros elétricos, o que faz os preços variarem. A recarga do eletroposto da Shell é tarifada por companhias de energia elétrica, como a Enel X e o custo do kWh depende da bandeira vigente, que tem valores diferentes em cada Estado.
O valor médio do kWh é R$ 0,66. Ou seja, encher o conjunto de