Será transmitido ao vivo nesta sexta-feira (19), a partir das 14h45, o
A empresa sul-coreana Innospace, que desenvolveu o veículo, realizará o lançamento, marcado para as 15h45 (horário de Brasília). A Força Aérea Brasileira (FAB) conduzirá a operação e afirmou que a janela de lançamento se estende até segunda-feira (22).
Esse será o primeiro lançamento comercial e um veículo espacial no Brasil.
Adiamentos
Inicialmente, o lançamento era previsto para a última quarta-feira (17). Porém, foi detectada uma anomalia em parte do sistema de refrigeração do oxidante do combustível, segundo a Innospace,
Vale lembrar que, nesta sexta-feira (19), diversos sistemas serão avaliados novamente pela Innospace e pela FAB, o que pode adiar novamente o disparo.
A FAB e a Innospace avaliarão: pressões internas dos tanques de combustível, sistemas de ignição, softwares embarcados e condições meteorológicas, fatores que motivam adiamentos ao redor do mundo.
Já após a decolagem, a avaliação da trajetória permanece sendo feita e, se houver algum comportamento diferente do previsto, o voo será inerrompido de forma controlada.
O veículo tem 21,8m de comprimento, 1,4m de diâmetro e 20 toneladas. Ele levará satélites para a órbita baixa da Terra, a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus.
*Com Agência Brasil