A Innospace, empresa sul-coreana do setor aeroespacial, anunciou o adiamento do lançamento do primeiro foguete comercial no Brasil, que estava previsto para esta quarta-feira (17), no Maranhão. Segundo a companhia, a decisão foi tomada para garantir tempo suficiente para a substituição de componentes após a identificação de uma anomalia no sistema de resfriamento do veículo.
Na segunda-feira (15), a Innospace transportou o foguete Hanbit-Nano do prédio de montagem até a plataforma de lançamento, onde foi posicionado com sucesso. Com a alteração no cronograma, o novo lançamento foi remarcado para sexta-feira (19). A missão tem como objetivo colocar em órbita cinco satélites e três experimentos científicos.
Com a missão Spaceward, a Innospace deve se tornar a primeira empresa privada sul-coreana a lançar um foguete comercial a uma altitude de 300 quilômetros, com inclinação orbital de 40 graus. Esta é a segunda vez que o lançamento do Hanbit-Nano é adiado. Em novembro, a empresa já havia anunciado o cancelamento próximo à data prevista, alegando a necessidade de ajustes adicionais no veículo.
O CEO da Innospace, Kim Soo-jong, afirmou que o primeiro lançamento comercial da missão Spaceward tem “grande significado simbólico, por marcar o início de um serviço de transporte espacial com um veículo de lançamento desenvolvido por uma empresa privada sul-coreana”.
Segundo ele, “todos os executivos e funcionários se empenharam ao máximo para preparar todo o ciclo, desde o desenvolvimento até a operação do veículo de lançamento Hanbit-Nano, e cumpriremos nossas responsabilidades até o momento da contagem regressiva”.
Ainda de acordo com a empresa, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma avaliação detalhada das funções essenciais para a execução e segurança da missão, incluindo a transmissão de vídeo de voo, o envio de dados de instrumentação, o rastreamento da trajetória e o recebimento de sinais do sistema terminal de voo, em ambiente operacional com aeronaves.
Hanbit-Nano
O Hanbit-Nano é capaz de alcançar o espaço em cerca de três minutos. O foguete tem 21,9 metros de altura, pesa aproximadamente 20 toneladas, possui 1,4 metro de diâmetro e pode atingir velocidade de até 30 mil km/h.
O desenvolvimento do veículo envolveu 247 profissionais, dos quais 102 engenheiros atuaram exclusivamente nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.
Empresa sul-coreana adia lançamento do primeiro foguete comercial no Brasil; veja fotos