Buscas em Bacabal-MA chegam ao 31° dia; mais de 23 mil jovens sumiram no Brasil em 2025

Operação de procura pelos irmãos Agatha e Allan já mobilizou mais de mil pessoas; crianças foram vistas pela última vez em área de mata

As buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly, de seis anos e Allan Michael, quatro, continuam, em Babacal-MA

A operação de buscas pelos irmãos desaparecidos em Bacabal, no interior do Maranhão, entrou no seu 31° dia nesta terça-feira (3). Agatha Isabelly, de seis anos, e Allan Michel, quatro, foram vistos pela última vez enquanto brincavam com seu primo mais velho, Anderson Kauã, em uma área de mata no território quilombola de São Sebastião dos Pretos, na zona rural do município.

Até o momento, as autoridades ainda não tem uma resposta sobre o desaparecimento das crianças. A operação de buscas já mobilizou mais de mil pessoas, entre militares e voluntários. Foram enviadas equipes do Exército, da Marinha, do Corpo de Bombeiros de três diferentes estados, além da Polícia Civil do Maranhão e forças do próprio município.

As investigações já realizaram varreduras por todo o perímetro terrestre e receberam auxílio de helicópteros para um mapeamento aéreo. Cães farejadores encontraram vestígios das crianças em um casebre abandonado próximo às margens do rio Mearim. Com a nova pista, a Marinha e mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Ceará concentraram esforços nas buscas dentro do rio. Apesar do trabalho e do uso de equipamentos com tecnologia especializada, os irmãos não foram localizados no local.

Em declarações anteriores, a Polícia Civil do Maranhão anunciou que não descarta nenhuma hipótese investigativa. A Itatiaia entrou em contato com o órgão para apurar se as diligências adotam alguma nova abordagem sobre o caso.

A busca pelos irmãos mobilizou milhares de pessoas pelo Brasil. O caso repercutiu nacionalmente e nas redes sociais internautas cobram respostas sobre o paradeiro das crianças.

Desaparecimentos no Brasil

O Brasil registrou 23.919 casos de crianças e adolescentes desaparecidos em 2025. As informações constam no painel apresentado pelo Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), que usa dados enviados pelos estados do país.

O número de mais de 20 mil ocorrências representa 66 desaparecimentos de menores de 18 anos por dia, média 8% maior que a de 2024.

Além de jovens, o ano de 2025 registrou, no total, mais de 84 mil pessoas desaparecidas. O valor representa uma média de 232 desaparecimentos por dia pelo país.

O estado do Maranhão, onde Agatha Isabelly e Allan Michel sumiram, registrou 1.182 casos no ano passado, quase 100 pessoas por mês.

Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Ouvindo...