As buscas pelos irmãos
As autoridades do estado do Maranhão informaram que a procura pelas crianças, que desapareceram em Bacabal-MA, passou a entrar no protocolo do programa Amber Alert, sistema de alertas urgentes estabelecido nos Estados Unidos — e adotado pelo Brasil — ativado em alguns casos de rapto ou sequestro de crianças.
Este sistema dispara publicações nas plataformas da Meta para anunciar a descrição da criança sequestrada, além de descrições de qualquer indivíduo suspeito de envolvimento no crime.
De acordo com o MJSP, quando uma criança desaparece ou é sequestrada, o Amber Alert é ativado e um comunicado especial é encaminhado às plataformas da Meta para publicar o alerta em um raio de até 160 km do local do fato ocorrido.
Na última semana,
Após assistência médica, a criança auxilia na procura pelos primos. Ele foi levado até o local em que foi encontrado, nomeado como
Algumas pistas dadas pelo menino encontrado auxiliaram na reconstrução do caminho que as crianças fizeram antes do grupo se separar.
Mesmo com a mudança na estratégia, as buscas no rio Mearim seguem em andamento, além nas buscas em áreas de mata e lago. Na última quinta-feira (21), o Corpo de Bombeiros do Maranhão atuou, junto à
“Temos duas frentes, de busca em terra e no rio, mas também tem um trabalho importante que a Polícia Civil está fazendo de investigação. É um trabalho sigiloso, mas temos cerca de cinco delegados especiais que estão fazendo o acompanhamento até hoje”, destacou o prefeito de Bacabal.
Ele ainda destacou que moradores estão sendo convocados para prestar depoimentos, para ajudar na busca por uma informação que possa levar às crianças desaparecidas.