502 bad gateway: usuários reclamam de instabilidade no Cloudflare; entenda

Plataformas como X e Discord apresentaram instabilidade após usuários apontarem queda da Cloudflare; serviço já tinha apresentado instabilidade no último mês

Plataformas como X e Discord apresentaram instabilidade após usuários apontarem queda da Cloudflare

A plataforma Cloudflare apresentou instabilidade novamente, nesta sexta-feira (19). A queda causou reflexos em alguns sites e aplicativos que utilizam a rede para operar a internet. No site DownDetector, que registra problemas em serviços onlines, foram registradas mais de 800 reclamações às 12h desta sexta, no horário de Brasília.

Também perto das 12h, a plataforma disse que estava investigando problemas no desempenho da rede. De acordo com eles, os clientes poderiam “observar erros inesperados”. Posteriormente, a Cloudflare disse que havia implementado uma solução e estava monitorando os resultados.

Leia também

A instabilidade provocou reflexos no X, antigo twitter, e no Discord. Ambas as plataformas registraram um pico de reclamações no Down Detector das 10h às 13h. O site apenas comunica um incidente quando o número de relatórios de problemas é significativamente superior ao volume habitual a essa hora do dia.

Instabilidade recorrente

A Cloudflare saiu do ar algumas vezes nos últimos meses. A rede é considerada uma das maiores do mercado. Em 18 de novembro, conforme dados da ferramenta Down Detector, diversas plataformas foram afetadas por falhas no Cloudflare, como o X, ChatGPT, Amazon e Canva.

O sistema da Cloudflare funciona por meio de uma CDN, ou seja, Rede de Distribuição de Conteúdo. Ele espalha cópias de dados para diversos servidores pelo mundo, o que reduz o tempo que uma informação demora para chegar de um ponto ao outro.

A empresa americana foi fundada em 2009 e é especializada em infraestrutura de internet, ao oferecer serviços de segurança, performance e confiabilidade para sites e aplicativos.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...