UFSC debate tecnologias avançadas para produção de hidrogênio verde no Brasil

Solução com tecnologia avançada de eletrólise PEM que permite a produção de hidrogênio em larga escala e com menor custo foi apresentada em evento em Florianópolis

UFSC debate tecnologias avançadas para produção de hidrogênio verde no Brasil

O Laboratório Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, debateu tecnologias avançadas para produção de hidrogênio verde no Brasil na última semana. O encontro contou com a presença de cerca de 60 pessoas, entre pesquisadores, empresários, autoridades e agentes do setor elétrico brasileiro.

Durante o evento, os co-fundadores da Electric Hydrogen, fabricante norte-americana de eletrolisadores avançados PEM de escala industrial, os executivos Raffi Garabedian (CEO) e Dave Eaglesham (CTO), apresentaram novas tecnologias para alavancar os mercados de hidrogênio verde e combustíveis sustentáveis no Brasil.

Leia também

Os executivos destacaram o potencial competitivo das fontes renováveis brasileiras para a produção do hidrogênio verde. Eles reforçaram ainda a importância do processo de descarbonização da indústria pesada e de setores estratégicos da economia. Na ocasião, uma solução com tecnologia avançada de eletrólise PEM foi apresentada.

A tecnologia é considerada a mais eficiente do mundo e permite a produção de hidrogênio em larga escala e com menor custo, além de viabilizar a fabricação nacional de amônia verde e uma cadeia de suprimentos de fertilizantes segura e descarbonizada. A solução utiliza membrana de troca de prótons e é produzida pela própria Electric Hydrogen.

Liderado pelo Professor Ricardo Rüther, o laboratório que sediou a palestra é considerado uma referência em pesquisa de energia solar. O espaço atuou na vanguarda ao promover inovações no setor fotovoltaico e contribuir para redução de custos e aumento de eficiência.

Conforme a instituição, essa tradição pela inovação se expande também para a produção de hidrogênio e amônia verdes a partir das soluções da Electric Hydrogen, o que abre caminho, inclusive, para produção de hidrogênio verde com mais competitividade e em grande escala.

O evento na federal catarinense também marcou a chegada da empresa ao Brasil e aos mercados latino-americanos. A aposta da companhia é alavancar o hidrogênio verde a partir tecnologia HYPRPlant.

A empresa também espera contribuir em projetos que promovam a redução das emissões de poluentes em setores de difícil descarbonização, como fertilizantes nitrogenados, combustível sustentável de aviação (SAF), siderurgia e produção de metanol, entre outros.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...