Partiu! Depois de anos de preparação e alguns adiamentos, a missão Artemis I foi
A espaçonave impulsionava a cápsula Orion. “Que visão incrível ver o SLS e a Orion serem lançados juntos pela primeira vez”, comemorou Bill Nelson, administrador da Nasa. Quase duas horas após o lançamento, a Nasa confirmou que a Orion já acelerava rumo à Lua. “Queima de injeção translunar completa! A Orion está a caminho da Lua”, disse Jim Free, administrador associado de sistemas de exploração, no Twitter.
Nos próximos dias, os controladores da missão vão fazer novas verificações e ajustes de trajetória, se necessário. A expectativa é que a Orion sobrevoe a Lua em 21 de novembro: ela vai se aproximar da superfície lunar e depois entrar em órbita estável a milhares de quilômetros de altitude.
Depois de passar aproximadamente uma semana orbitando a Lua, a Orion deve fazer uma amerissagem (pouso no mar) no oceano Pacífico no início de dezembro. A missão vai permitir verificar o funcionamento dos sistemas da nave no Espaço e a possibilidade de um retorno seguro quando a Artemis II, o primeiro voo tripulado do programa, levará astronautas à Lua.
Embora esse voo de teste não tenha tripulantes, a Orion leva o manequim Moonikin Campos, que vai coletar dados durante a missão, e as manequins gêmeas Helga e Zohar, que vão obter informações sobre a exposição à radiação. Astronautas da Nasa estiveram na Lua pela última vez durante o programa Apollo, conduzido entre 1969 e 1972.