Ouvindo...

Astronautas da missão Polaris Dawn usam lente de contato futurista

Acessório está ligado a experimento espacial relacionado à visão

A astronauta Anna Menon mostrou o acessório mais de perto no Twitter

Um dos 38 experimentos da missão privada Polaris Dawn, da SpaceX, transformou o visual dos astronautas participantes. Trata-se de uma lente de contato tecnológica que vai medir a pressão intraocular dos tripulantes como parte de um projeto da Universidade do Colorado em Boulder, uma das 23 instituições parceiras.

Em junho do ano passado, a Nasa descobriu que a síndrome neuro-ocular está associada a voo espaciais. Ela causa inchaço na estrutura ocular e pode afetar a visão dos astronautas. Em longo prazo, as consequências ainda não são totalmente conhecidas.

Os cientistas acreditam que a condição seja causada por mudanças de fluidos nos olhos e no cérebro. O objetivo é que a lente de contato possa fazer medições que permitam obter mais detalhes sobre esses processos.

A astronauta Anna Menon mostrou o acessório mais de perto em um vídeo no Twitter. Nas imagens, é possível ver que elas têm um círculo de luz e um pequeno quadrado dentro dele.

O programa Polaris é composto por três missões que buscam “avançar rapidamente as capacidades de voo espacial da humanidade, e continuar arrecadando fundos e dando visibilidade a causas importantes na Terra”. A “Dawn” é a primeira delas.

As próximas ainda não têm nomes nem datas de lançamento. A “Missão II”, que vai usar a cápsula Crew Dragon, deve “continuar a expandir os limites de futuras missões espaciais humanas, comunicação no espaço e pesquisa científica”. Já a “Missão III” pretende ser a primeira viagem tripulada da Starship, que será usada, ainda, para levar astronautas à Lua e a Marte. Seu objetivo ainda não foi anunciado.