Mais de 183 milhões de endereços de e-mail e senhas foram expostos em um ‘megavazamento’ de dados revelado pelo especialista em cibersegurança Troy Hunt, criador do portal Have I Been Pwned.
De acordo com Hunt, o vazamento ocorreu em abril deste ano, mas as informações só foram adicionadas recentemente à base de dados do portal. A coleta foi feita com o apoio da
As contas teriam sido comprometidas por um malware, um software malicioso capaz de capturar dados de usuários e enviá-los a hackers. Entre as informações expostas estão endereços de e-mail, senhas e os sites em que esses dados foram utilizados. Mais de 90% dos e-mails envolvidos já haviam aparecido em vazamentos anteriores, segundo o Have I Been Pwned.
HSBC se pronuncia após ataque hacker que desviou milhões por pix Após ataque hacker, cidades tentam reaver R$ 5,8 milhões com a Caixa Hacker que vendeu dados do youtuber Felca é preso em PE
Como saber se seus dados foram vazados?
É possível verificar se o seu e-mail está entre os expostos acessando o site
O que fazer se meus dados forem expostas?
A principal recomendação é alterar imediatamente as senhas do e-mail e de outros serviços associados, optando por combinações fortes, com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
Também é importante não repetir senhas em diferentes sites e ativar a autenticação em duas etapas, que adiciona uma camada extra de segurança, exigindo um código de verificação além da senha.Especialistas ainda alertam para que os usuários fiquem atentos a tentativas de golpes e mensagens suspeitas nos próximos dias, já que os criminosos costumam aproveitar esses vazamentos para aplicar fraudes.
(Com informações da CNN)