Ouvindo...

Mais de 180 milhões de senhas vazaram, alerta especialista: saiba se você foi afetado

Megavazamento inclui contas vinculadas ao Gmail, Outlook; veja o que fazer se suas informações forem roubadas

Mais de 180 milhões de e-mails e senhas foram vazados este ano

Mais de 183 milhões de endereços de e-mail e senhas foram expostos em um ‘megavazamento’ de dados revelado pelo especialista em cibersegurança Troy Hunt, criador do portal Have I Been Pwned.

Leia também

De acordo com Hunt, o vazamento ocorreu em abril deste ano, mas as informações só foram adicionadas recentemente à base de dados do portal. A coleta foi feita com o apoio da Synthient, uma plataforma de segurança cibernética.

As contas teriam sido comprometidas por um malware, um software malicioso capaz de capturar dados de usuários e enviá-los a hackers. Entre as informações expostas estão endereços de e-mail, senhas e os sites em que esses dados foram utilizados. Mais de 90% dos e-mails envolvidos já haviam aparecido em vazamentos anteriores, segundo o Have I Been Pwned.

Como saber se seus dados foram vazados?

É possível verificar se o seu e-mail está entre os expostos acessando o site Have I Been Pwned. Basta inserir o endereço de e-mail para descobrir se ele foi comprometido e em quantos vazamentos. O portal também informa quais plataformas ou serviços foram afetados e em que ano os incidentes ocorreram.

O que fazer se meus dados forem expostas?

A principal recomendação é alterar imediatamente as senhas do e-mail e de outros serviços associados, optando por combinações fortes, com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Também é importante não repetir senhas em diferentes sites e ativar a autenticação em duas etapas, que adiciona uma camada extra de segurança, exigindo um código de verificação além da senha.Especialistas ainda alertam para que os usuários fiquem atentos a tentativas de golpes e mensagens suspeitas nos próximos dias, já que os criminosos costumam aproveitar esses vazamentos para aplicar fraudes.

(Com informações da CNN)

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.