O Exército russo capturou três vilarejos no sudeste da Ucrânia, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (27). Tropas do país continuam avançando lentamente no país.
No Telegram, o Ministério da Defesa russo afirmou que suas forças tomaram o controle das localidades ucranianas de Novomykolaivka e Pryvilne, na região sul de Zaporizhzhia, assim como de Yegorivka, na região centro-oriental de Dnipropetrovsk.
A AFP não conseguiu confirmar essas afirmações com fontes independentes.
Enquanto as negociações de paz entre Kiev e Moscou estão em um impasse, o Exército Russo – mais bem equipado e numeroso – continua seus ataques na linha de frente, embora sem obter avanços recentes.
Rússia abate mais de 190 drones durante ataque ucraniano; uma pessoa morreu Rússia investiga morte de bebê que caiu de prédio; irmã de 5 anos é suspeita Ataques entre Rússia e Ucrânia deixam ao menos dois mortos e cinco feridos
A prioridade do Kremlin continua sendo a captura da região oriental de Donetsk.
Nos últimos dias, a pressão sobre Pokrovsk-Mirnogrado, um reduto localizado nesta região que Moscou tentou capturar há meses, aumentou consideravelmente.
O Estado-Maior ucraniano afirmou no domingo que o Exército Russo conseguiu introduzir cerca de 200 soldados em Pokrovsk, infiltrados em “pequenos grupos de infantaria”.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, também indicou que as tropas russas concentraram “sua principal força de ataque” contra esta cidade de Donetsk e que intensos combates ocorreram localmente na cidade e em seus arredores.
*Com AFP