Um helicóptero da Marinha e um caça dos Estados Unidos caíram separadamente, no intervalo de uma hora, no Mar da China Meridional, durante operações de rotina neste domingo (26).
A informação foi dada pela Marinha dos EUA, que garantiu que nenhum tripulante ficou ferido.
“Um helicóptero MH-60R Sea Hawk da Marinha dos EUA, designado para os ‘Battle Cats’ do Esquadrão de Ataque Marítimo de Helicópteros (HSM) 73, caiu nas águas do Mar da China Meridional enquanto conduzia operações de rotina”, informou a Frota do Pacífico dos EUA.
“Os meios de busca e salvamento designados ao Carrier Strike Group 11 resgataram com segurança todos os três tripulantes”, acrescentou.
“Após o incidente, separadamente, às 15h15, um caça F/A-18F Super Hornet designado para os ‘Fighting Redcocks’ do Esquadrão de Caça de Ataque (VFA) 22 também afundou nas águas do Mar da China Meridional enquanto realizava operações de rotina a partir de Nimitz”, afirmou.
Helicóptero cai em lago de pesqueiro no interior de São Paulo; veja vídeo Viaduto de BH é batizado em homenagem a vítimas de queda de helicóptero dos bombeiros Queda de helicóptero em Los Angeles deixa ao menos cinco feridos; veja vídeo
Os tripulantes do caça ejetaram-se “com sucesso” e foram resgatados por meios de busca e salvamento. Todos os envlvidos estão em condições estáveis.
Não se sabe a causa do acidente, que será investigada.
A repórteres na Ásia, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os acidentes foram incomuns e podem ter sido causados por “combustível de má qualidade”.
O Ministério das Relações Exteriores da China ofereceu assistência humanitária aos EUA após os acidentes, segundo Guo Jiakun, porta-voz do ministério.
*Com CNN