O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai investigar as causas da queda de um helicóptero em um lago de um pesqueiro em São Roque, no interior de São Paulo, nesse domingo (26).
No momento da queda, duas pessoas estavam a bordo da aeronave, sendo uma delas o piloto, que teve ferimentos leves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar de Sorocaba.
Segundo a Rede Voa, o helicóptero, de prefixo PS-VNT, decolou do Aeroporto de Jundiaí por volta das 12h05 com destino a São Roque. O local onde a aeronave caiu fica a cerca de 300 metros de um heliponto.
Leia também:
Choque deixa pintor com 90% do corpo queimado e causa incêndio em Minas Gerais Novo vídeo mostra suspeito de mirar arma para PM momentos antes de ser morto em BH RS, SC, PR e MS podem ter chuva de 100mm; há risco de transbordamentos
Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento exato em que o helicóptero caiu em um lago. Nas imagens é possível ver pessoas correndo da margem da lagoa e a aeronave caindo na água. Na sequência pessoas entram no lago e nadam até o local. Um barco a remo também vai até a aeronave.
O modelo envolvido no acidente é um Cabri G2, da Guimbal. Ele foi fabricado em 2025 e tem capacidade para duas pessoas. A aeronave operava em condições regulares de navegabilidade.
O que diz o Cenipa?
Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que “investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) — órgão regional do Cenipa foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave”.
E que “a conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do Cenipa, acessível a toda a sociedade”.