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Após descumprir liminar, Virginia pode ser multada em R$ 100 mil a cada publicação

Ministério Público afirma que influenciadora seguiu promovendo produtos da marca Wepink mesmo após proibição da Justiça

Após descomprimir liminar, Virginia pode ser multada em R$ 100 mil a cada publicação

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) acusa a influenciadora Virginia Fonseca de descumprir uma decisão judicial e pede que ela pague multa de R$ 100 mil por cada publicação feita nas redes sociais.

Segundo o MP, Virginia teria divulgado um perfume com desconto, mesmo após uma liminar proibir ações promocionais da marca Wepink, empresa da qual é sócia, até que comprove ter estoque suficiente para atender aos pedidos.

A decisão aponta práticas comerciais consideradas abusivas e violações ao Código de Defesa do Consumidor por parte da empresa.

Na última terça-feira (21), o órgão apresentou um requerimento para aplicação da multa, assinado pelo promotor Élvio Vicente da Silva, com pedido de tutela de urgência. O documento cita que, no dia 18 de outubro, a Wepink promoveu novas vendas com publicações de kits promocionais, incluindo perfumes e body splash.

“Virgínia Fonseca anuncia as promoções afirmando que: ‘Tá saindo por R$ 54, até em live sai tipo por R$ 62’. Ela ainda informa que vai ‘ser o sábado inteiro’”, diz o documento.

O promotor ressalta ainda que “as promoções continuam sendo amplamente divulgadas por meio do perfil da empresa e de representantes no Instagram, verificando-se inclusive a realização de novo chamamento público com oferta de preços ainda mais baixos, em aparente tentativa de atrair consumidores e manter o fluxo de vendas”.

Penalidades

A liminar determina que a Wepink e seus sócios se abstenham de realizar novas transmissões ao vivo (lives) comerciais ou ações publicitárias de vendas virtuais até comprovar documentalmente a existência de estoque suficiente para atender aos pedidos.

Em caso de descumprimento, a multa prevista é de R$ 100 mil por ocorrência.

Além disso, a empresa deverá:

  • Instituir canal de atendimento humano, acessível por telefone e outros meios, com resposta inicial obrigatória em até 24 horas;
  • Divulgar em suas redes sociais e no site oficial informações claras sobre direitos do consumidor, cancelamentos, trocas e reembolsos;
  • Apresentar relação completa de todas as reclamações recebidas desde o início das operações.

O descumprimento dessas obrigações pode gerar multa adicional de R$ 1 mil por ocorrência, além das penalidades já previstas.

A ação teve origem em inquérito civil instaurado pela Justiça de Goiânia, após denúncias de consumidores sobre atrasos nas entregas, ausência de reembolsos e descumprimento de ofertas publicitárias.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.