Quatro funcionárias terceirizadas de uma creche municipal do Rio de Janeiro foram flagradas furtando merenda escolar da unidade, na Região do Alto da Boa Vista, na Zona Norte da capital. O furto aconteceu nesta sexta-feira (24) e foi registrado por câmeras de segurança.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a denúncia apontou que duas funcionárias da limpeza e duas da cozinha furtavam alimentos da merenda, além de materiais de limpeza. Para disfarçar, os produtos eram colocados em sacos plásticos, simulando o descarte de lixo.
Ainda de acordo com a pasta, o esquema contava com a ajuda de um vigia de um condomínio vizinho, que recebia os sacos na guarita e atuava como receptador do material furtado. Durante a vistoria, a secretaria descobriu que novos alimentos e outros itens também estavam sendo preparados para futuros desvios.
Vídeo: funcionárias de creche são flagradas furtando merenda no Rio de Janeiro
— Itatiaia (@itatiaia) October 27, 2025
Clique e leia mais 👇 pic.twitter.com/Vw2AmQpVN1
A Polícia Militar (PM) foi acionada, e as funcionárias, com o vigia, foram levados para a 19ª Delegacia de Polícia onde o caso foi registrado. Todos foram presos e encaminhados para o presídio em Benfica.
Conforme a Secretaria Municipal de Educação os funcionários foram demitidos por justa causa.
“É um absurdo completo o desvio da merenda das crianças. Assim que recebi a denúncia, fui pessoalmente à escola. Muitos dos nossos alunos têm na merenda a única refeição completa do dia, e alguém tem coragem de fazer uma coisa dessas. É revoltante. Não nos restou outra alternativa senão chamar a polícia e avançar com as prisões dos envolvidos nesse crime repugnante. Na Prefeitura do Rio, a tolerância é zero para o roubo de merenda”, afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.