O Ministério da Educação (MEC) incia nesta segunda-feira (27), o pagamento da oitava parcela do programa Pé-de-Meia de 2025.
O benefício é destinado a estudantes do ensino médio da rede pública regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para receber o valor, é necessário ter presença mínima de 80% nas aulas.
Pagamento escalonado
O pagamento do incentivo-frequência ocorre de forma escalonada até o dia 3 de novembro, conforme o mês de nascimento dos estudantes matriculados em uma das três séries do ensino médio.
Confira o calendário:
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 27 de outubro;
- Nascidos em março e abril: 28 de outubro;
- Nascidos em maio e junho: 29 de outubro;
- Nascidos em julho e agosto: 30 de outubro;
- Nascidos em setembro e outubro: 31 de outubro;
- Nascidos em novembro e dezembro: 3 de novembro.
Como o pagamento é feito
As parcelas do programa são depositadas em uma conta poupança da Caixa Econômica Federal, aberta automaticamente em nome dos estudantes.
Quem tem 18 anos ou mais já pode movimentar o valor assim que o depósito for feito. O banco também disponibiliza gratuitamente o cartão Pé-de-Meia, que pode ser solicitado pelo aplicativo
O cartão permite o uso dos recursos em compras e pagamentos. Também é possível sacar o dinheiro nos terminais de autoatendimento, mesmo sem o cartão, utilizando a biometria cadastrada.
Autorização para menores de idade
Para os estudantes menores de 18 anos, a movimentação da conta precisa ser autorizada pelo responsável legal.
Essa autorização pode ser feita diretamente no aplicativo Caixa Tem ou presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal.
Os participantes podem acompanhar as informações sobre o programa, a situação escolar e o status dos pagamentos — aprovados ou rejeitados — pelo aplicativo
Com agências
(Sob supervisão de Aline Campolina)