Ouvindo...

Vitória de Milei nas eleições anima mercado, e peso argentino tem forte valorização

Mercado de ações opera em alta superior a 20% e moeda já valorizou 10% frente o fechamento de sexta-feira antes das eleições

Vitória garante maioria para Milei aprovar reformas no Congresso

O mercado argentino opera com otimismo nesta segunda-feira (27), após a vitória do partido do presidente Javier Milei nas eleições legislativas de meio mandato. O Índice S&P Merval, o principal da bolsa de valores de Buenos Aires, valoriza em mais de 20%, enquanto o peso argentino ganha força frente ao dólar.

Em apenas 30 minutos de mercado aberto, a moeda argentina subiu 9,5% em relação ao fechamento de sexta-feira (24) antes do pleito. Por volta de 13h30, horário de Brasília, a moeda era cotada a 1.370 pesos por cada dólar americano, ante 1,515 no último fechamento.

A eleição desse domingo (26) era considerada fundamental para o futuro do governo Milei. O presidente vinha enfrentando dificuldades no Congresso, inclusive com a derrubada de vetos que aumentaram os gastos e prejudicava a agenda de reformas e cortes.

Antes do pleito, a expectativa era de que o governo tivesse uma vitória moderada, insuficiente para que ele tivesse tranquilidade no legislativo. A incerteza fazia com que o mercado argentino demonstrasse pessimismo, com o peso em forte desvalorização, fazendo com que a Casa Rosada pedisse socorro nos Estados Unidos. A vitória era uma das condições para o acordo com o governo de Donald Trump.

Ontem, o partido do presidente Milei, o Liberdade Avança, conquistou 40,7% dos votos, frente ao peronista Força Pátria, que alcançou 31,7%. A eleição renovou metade da Câmara dos Deputados, 127 das 257 cadeiras, e um terço do Senado, 24 das 72 cadeiras

O partido de Milei conquistou 64 cadeiras na Câmara, e 13 no Senado, enquanto a oposição ganhou 44 vagas na primeira casa, e sete na segunda. Em discurso, o presidente classificou o dia como histórico.

Leia também

“O povo argentino resolveu deixar para trás 100 anos de decadência e persistir no caminho da liberdade, do progresso e do crescimento. Hoje começa a construção da Argentina grande. Os argentinos deram um ‘basta ao populismo’. Populismo nunca mais”, disse.

A vitória ainda não dá maioria à base governista no Congresso, mas permite o número suficiente para promover reformas nos próximos dois anos de mandato, sobretudo em áreas como trabalhista, tributária e previdenciária.

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.