Nos dias 13 e 14 de novembro, os olhos da comunidade mineira de inovação e tecnologia se voltam para o Vetor Norte, que se prepara para sediar o primeiro encontro do ecossistema de statups e inovação, o Vetor Norte Summit. O evento, que acontece em Lagoa Santa, é uma iniciativa do Saint Lake Valley, comunidade de startups da região, e conta com o apoio do Instituto de Ciência e Tecnologia Órbi Conecta, hub de tecnologia, educação e impacto da capital mineira.
O evento acontecerá no Mercadão de Lagoa Santa, que receberá uma estrutura com dois palcos simultâneos, área gastronômica e galeria de arte. O espaço fica na entrada da cidade, a apenas 10 minutos do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e a 35 km da capital. Os ingressos para o Vetor Norte Summit estão à venda pelo site oficial do evento, (
Com expectativa de mais de 3 mil participantes, o Summit reunirá estudantes, empreendedores, investidores e gestores públicos em dois dias de debates e oportunidades de negócios voltados para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Vetor Norte. A programação inclui mais de 40 horas de conteúdo, 20 palestrantes nacionais e internacionais, além de rodadas de negócios; pitchs de startups e de empresas interessadas em soluções de tecnologia; além de experiências imersivas em inteligência artificial e outras tecnologias emergentes.
Renata Carvalho e Rafael Becho
O idealizador do Vetor Norte Summit, Rafael Becho, destaca que o principal objetivo do evento é fomentar a cultura de inovação no Vetor Norte, reunindo representantes de todas as cidades da região. Além de empreendedores, investidores e empresas locais, o encontro destinará 10% dos ingressos a estudantes de escolas públicas, reforçando o compromisso com a formação de novas gerações.
A sócia do Vetor Norte Summit e anfitriã do evento, Renata Carvalho, ressalta a importância de iniciativas como o Vetor Norte Summit para incentivar a permanência de jovens empreendedores na região. Ela, que também é CEO da She’s The Boss, comunidade que conecta e impulsiona mulheres da inovação, sabe bem a importância da colaboração e reforça que esse é o caminho para fortalecer negócios e gerar impacto coletivo.
“Queremos unir o ecossistema do entorno e promover uma cultura de colaboração genuína. É na lógica da coopetição, que mistura competição e cooperação, que conseguimos gerar riquezas muito maiores do que quando navegamos sozinhos em um cenário de escassez”, afirma.
Programação
A grade de conteúdo do Vetor Norte Summit é diversa com palestras que abordam diferentes aspectos do universo da inovação: legislação, financiamento, redes de conexão, inteligência artificial, tecnologia e impacto social, além de diversos cases de sucesso.
A programação terá nomes importantes da cena de inovação em Minas Gerais e do desenvolvimento do Vetor Norte, como a CMO e COO do Órbi Conecta, Francis Fernandes; o Subsecretário de Ciência Tecnologia e Inovação do Governo de MG, Lucas Mendes; e o CEO do BH Airport, Daniel Miranda.
O painel “Recurso para Empreender e Transformar” trará a discussão do financiamento da inovação com a participação de Janayna Bhering, que é conselheira da World Energy Conncil, e da Gerente de Desenvolvimento Institucional do BH-TEC Parque Tecnológico de Belo Horizonte, Cris Rocha Guimarães. Sobre a mesma temática, o CEO da FCJ, Paulo Justino falará sobre “Open Venture Builder com foco para empreendedores e startups”.
Outro destaque é o painel “Ciência, Saúde e Tecnologia” com a participação da mestre em genética e sócia-proprietária da Loci Genética Laboratorial, Cristiane Saraiva, e do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Abrahao Osta.
Serviço
Vetor Norte SummitQuando: 13 e 14 de novembro
Local: Mercadão de Lagoa Santa (Avenida das Árvores, 290, Jardim Ipê - Lagoa Santa)
Inscrições: pelo site (