Ouvindo...

Golpe do título: mensagem informa cancelamento do documento

TSE avisa que não entra em contato com eleitores por WhatsApp

Golpistas usam eleições e TSE para coletar dados

Se o tema do momento é eleições, os golpistas aproveitam para usá-lo. Eleitores têm recebido mensagens por e-mail ou WhatsApp para informar que seus títulos eleitorais foram cancelados. Embora pareçam ter sido emitidas pela Justiça Eleitoral, trata-se de mais uma tentativa de obter informações pessoais para a prática de fraude.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu comunicado para alertar os cidadãos sobre a prática. O órgão destaca que não toma a iniciativa de informar irregularidades no cadastro eleitoral. Quem deve se informar e consultar a situação cadastral é o próprio eleitor: a informação está disponível no site da instituição na internet.

Informações sobre a condição cadastral estão disponíveis gratuitamente. Na página oficial, clique no menu “Serviços” e escolha “Autoatendimento do Eleitor” para verificar a situação do título eleitoral e o local de votação. É possível, ainda, como validar documentos e ter acesso a outras funcionalidades.

Segundo a entidade, essas ocorrências são comuns no dia a dia do TSE. Mensagens desse tipo são enviadas diariamente em nome do órgão, que reforça que não solicita dados pessoais de eleitores por esses meios. É comum que o comunicado venha com um link ou botão para suposta regularização.

O usuário não deve clicar nele, mas, se o fizer, pode verificar se o site de destino tem o sufixo “. jus.br” — como no endereço oficial www.tse.jus.br. Se não tiver, o recomendável é não inserir quaisquer informações em formulários.