A Microsoft confirmou oficialmente que o próximo Xbox já está em desenvolvimento. Em entrevista à Variety, a presidente da divisão Xbox, Sarah Bond, revelou que a empresa está trabalhando em novos consoles de próxima geração, com parceria confirmada com a AMD para o projeto.
Segundo Bond, o time da Microsoft está atualmente nas fases de prototipagem e design da nova plataforma. A executiva reforçou que, apesar da recente expansão para o segmento de dispositivos portáteis — como a colaboração com a ASUS no ROG Xbox Ally —, o foco em consoles tradicionais permanece central na estratégia da empresa.
“Estamos 100% comprometidos com o futuro. Temos nosso hardware de próxima geração em desenvolvimento e seguimos trabalhando no design e prototipagem. Vemos isso como uma oportunidade de inovar e oferecer aos jogadores mais opções”, afirmou Bond.
Rumores de saída do mercado
A fala surge após uma onda de rumores que apontava para uma possível saída da Microsoft do mercado de consoles, principalmente após
A empresa, no entanto, negou categoricamente qualquer descontinuação da linha Xbox, garantindo que segue “investindo ativamente em consoles e dispositivos desenvolvidos e produzidos pela própria marca”.
Novos hardwares
Além da nova geração de consoles, Bond destacou que o Xbox continuará expandindo seu ecossistema de hardware, apostando em múltiplas formas de jogar. A ideia, segundo ela, é atender tanto o público que busca máxima performance e inovação, quanto os que preferem experiências mais portáteis e acessíveis.
“Queremos garantir que exista uma opção para quem busca o que há de mais avançado em tecnologia, mas também para quem deseja jogar em qualquer lugar. O importante é oferecer escolha”, explicou a executiva.
Vazamentos sobre o console
Enquanto a Microsoft ainda não revelou detalhes técnicos ou uma janela oficial de lançamento, vazamentos recentes indicam que o novo Xbox deve chegar ao mercado por volta de 2027 — mesmo período em que a Sony planeja lançar o PlayStation 6.
Especulações também apontam que o console da Microsoft poderá ser mais potente que o rival, embora com preço possivelmente superior, podendo variar entre US$ 800 e US$ 1.200, segundo o canal Moore’s Law is Dead.