Jogadores do Brasileirão voltam ao EA FC após 10 anos; veja nomes escolhidos

Nova atualização da versão mobile do game adicionou atletas de dois clubes brasileiros em evento ‘Ginga’

Éverton Ribeiro, do Bahia, está de volta ao game

Os fãs brasileiros de EA FC já podem começar a comemorar. A EA adicionou, nesta quarta-feira (4), nove jogadores do Brasileirão ao EA FC Mobile, como parte do evento ‘Ginga'. Os selecionados, contudo, são atletas apenas de Bahia e Botafogo.

Os nomes da equipe baiana são: Éverton Ribeiro, Jean Lucas, Willian José, Luciano Juba, Erick Pulga, Ademir, Ramos Mingo, Acevedo, Gilberto, Kanu e Ronaldo. Já os representantes do Glorioso são: Alex Telles, Joaquín Correa, Allan, Arthur Cabral, Montoro, Alexander Barboza, Vitinho, Newton, Léo Linck e Mateo Ponte. São 11 atletas para cada equipe.

Todos os atletas estão disponíveis por meio de draft dentro do evento e poderão ser utilizados no modo Ultimate Team. A última vez que jogadores do futebol brasileiro estiveram presentes de maneira licenciada no game da EA foi em 2016, há 10 anos.

Ainda não há confirmação sobre a chegada de jogadores de outros clubes ao evento, nem mesmo dos atletas licenciados à versão para consoles e PC’s do game.

Jogadores no EA FC

Desde 2016 os atletas do Brasileirão não figuram no game. Isso porque a EA tem esbarrado em normas estipuladas pela Lei nº 9.615/98, a ‘Lei Pelé’. Diferentemente de outros países, no Brasil, a Electronics Arts precisa negociar diretamente com cada jogador pelos direitos de imagem - o que torna o processo mais complexo.

A exemplo, na Inglaterra, os direitos de imagem dos jogadores são gerenciados de forma coletiva através de uma empresa, a Premier League Players Ltd (PLP). O que poderia facilitar todo o processo no Brasil seria a criação de uma liga unificada. Atualmente, existem dois blocos: a Liga Forte União (LFU) e a Libra.

Escudos e uniformes

Por outro lado, os escudos e uniformes dos clubes têm sido figuras frequentes nas últimas edições do ‘joguinho’. Em 2020, a ‘EA Sports’ criou uma DLC para incluir a Copa Libertadores e a Sul-Americana no EA FC. Com isso, os clubes brasileiros que disputaram tais competições internacionais tiveram logos e uniformes no game.

Por esse motivo, o Atlético, por exemplo, que disputou a Liberta nos últimos quatro anos, tem aparecido na franquia desde 2021. O mesmo vale para Flamengo, Palmeiras e outros.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.

Ouvindo...