Os fãs brasileiros de EA FC já podem começar a comemorar. A EA adicionou, nesta quarta-feira (4), nove jogadores do Brasileirão ao EA FC Mobile, como parte do evento ‘Ginga'. Os selecionados, contudo, são atletas apenas de
Os nomes da equipe baiana são: Éverton Ribeiro, Jean Lucas, Willian José, Luciano Juba, Erick Pulga, Ademir, Ramos Mingo, Acevedo, Gilberto, Kanu e Ronaldo. Já os representantes do Glorioso são: Alex Telles, Joaquín Correa, Allan, Arthur Cabral, Montoro, Alexander Barboza, Vitinho, Newton, Léo Linck e Mateo Ponte. São 11 atletas para cada equipe.
Todos os atletas estão disponíveis por meio de draft dentro do evento e poderão ser utilizados no modo Ultimate Team. A última vez que jogadores do futebol brasileiro estiveram presentes de maneira licenciada no game da EA foi em 2016, há 10 anos.
Ainda não há confirmação sobre a chegada de jogadores de outros clubes ao evento, nem mesmo dos atletas licenciados à versão para consoles e PC’s do game.
Jogadores no EA FC
Desde 2016 os atletas do Brasileirão não figuram no game. Isso porque a EA tem esbarrado em normas estipuladas pela Lei nº 9.615/98, a ‘Lei Pelé’. Diferentemente de outros países, no Brasil, a Electronics Arts precisa negociar diretamente com cada jogador pelos direitos de imagem - o que torna o processo mais complexo.
A exemplo, na Inglaterra, os direitos de imagem dos jogadores são gerenciados de forma coletiva através de uma empresa, a Premier League Players Ltd (PLP). O que poderia facilitar todo o processo no Brasil seria a criação de uma liga unificada. Atualmente, existem dois blocos: a Liga Forte União (LFU) e a Libra.
Escudos e uniformes
Por outro lado, os escudos e uniformes dos clubes têm sido figuras frequentes nas últimas edições do ‘joguinho’. Em 2020, a ‘EA Sports’ criou uma DLC para incluir a Copa Libertadores e a Sul-Americana no EA FC. Com isso, os clubes brasileiros que disputaram tais competições internacionais tiveram logos e uniformes no game.
Por esse motivo, o Atlético, por exemplo, que disputou a Liberta nos últimos quatro anos, tem aparecido na franquia desde 2021. O mesmo vale para Flamengo, Palmeiras e outros.