O sonho de muitos fãs em verem os jogadores do Campeonato Brasileiro no game ‘EA FC’ está cada vez mais próximo de ser realizado. Nesta semana, o site ‘FGZNews’ cravou que alguns atletas da Série A serão adicionados na versão mobile (de celular) do jogo em um evento chamado ‘Ginga’.
Rumores tomaram conta de que Neymar, do Santos; Memphis, do Corinthians; Hulk, do Atlético; e Everton Ribeiro, do Bahia; seriam alguns dos jogadores que apareceriam no ‘EA SPORTS FC Mobile’. Além deles, outros atletas relacionados ao futebol brasileiro irão compor o evento online.
Fato é que a aparição dos jogadores no mobile indica a adição dos atletas também nas versões de console do game. O site ‘FGZNews’ cravou que os principais astros do Campeonato Brasileiro estarão presentes apenas no ‘EA FC 27’ - a próxima edição do jogo para videogames e computador.
Jogadores no EA FC
Desde 2016 os atletas do Brasileirão não figuram no game. Isso porque a EA tem esbarrado em normas estipuladas pela Lei nº 9.615/98, a ‘Lei Pelé’. Diferentemente de outros países, no Brasil, a Electronics Arts precisa negociar diretamente com cada jogador pelos direitos de imagem - o que torna o processo mais complexo.
A exemplo, na Inglaterra, os direitos de imagem dos jogadores são gerenciados de forma coletiva através de uma empresa, a Premier League Players Ltd (PLP). O que poderia facilitar todo o processo no Brasil seria a criação de uma liga unificada. Atualmente, existem dois blocos: a Liga Forte União (LFU) e a Libra.
Escudos e uniformes
Por outro lado, os escudos e uniformes dos clubes têm sido figuras frequentes nas últimas edições do ‘joguinho’. Em 2020, a ‘EA Sports’ criou uma DLC para incluir a Copa Libertadores e a Sul-Americana no EA FC. Com isso, os clubes brasileiros que disputaram tais competições internacionais tiveram logos e uniformes no game.
Por esse motivo, o Atlético, por exemplo, que disputou a Liberta nos últimos quatro anos, tem aparecido na franquia desde 2021. O mesmo vale para Flamengo, Palmeiras e outros.