O
O Mecão empatou em 0 a 0 com o Potiguar de Mossoró e, simultaneamente, viu o Globo empatar em 2 a 2 com o
A situação, no entanto, ainda depende de uma definição fora das quatro linhas. O América-RN sofreu uma perda de 18 pontos aplicada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), punição que será analisada pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN).
O julgamento está marcado para esta quinta-feira (5), às 18h30 (de Brasília), no auditório da própria FNF. O clube é acusado de possível escalação irregular de atletas no Campeonato Potiguar de 2026.
O processo foi aberto a partir de uma Notícia de Infração apresentada por ABC, Potiguar de Mossoró, QFC, Laguna, Globo FC e Santa Cruz de Natal. Além do América-RN, o Potyguar Seridoense também foi denunciado.
No caso do América, a denúncia envolve a escalação do lateral-direito Elias, de 20 anos. O jogador foi relacionado nos três primeiros jogos da equipe com contrato não profissional, o que fere o parágrafo 3º do artigo 19 do Regulamento Específico da primeira divisão do Campeonato Potiguar 2026.
Situação semelhante ocorreu com os atletas Fabrício e Toró, do Potyguar Seridoense. Com as punições e os resultados da rodada, o América-RN ocupa a vice-lanterna da competição, com -4 pontos, enquanto o Potyguar Seridoense é o último colocado, com -12.
O Globo, que está em 6º lugar, soma dois pontos. Restando apenas uma rodada para o fim da primeira fase do Estadual, o Mecão não tem mais como alcançar os concorrentes fora da zona de rebaixamento no critério esportivo.
Agora, o futuro do América-RN no Campeonato Potiguar passa pela decisão do TJD-RN, que irá julgar se a perda de pontos será mantida ou não.