O programa ‘Hackers do Bem’ abriu 25 mil vagas para cursos de capacitação de profissionais de cibersegurança de ‘Nivelamento’ e ‘Básico’. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo
A formação é dividida em cinco módulos ou “trilhas": nivelamento, básico, fundamental, especialização e residência (presencial), com aulas on-line e atividades interativas organizadas pela Escola Superior de Redes (ESR).
O módulo de nivelamento tem 80 horas de duração e o básico tem 64. Na trilha de nivelamento, os alunos serão introduzidos à área de cibersegurança e irão aprender sobre componentes de hardware, compreensão de internet e elementos que compõem uma rede, além de conceitos de lógica de programação, entre outros assuntos.
Já no curso básico, os alunos aprendem temas como computação em nuvem, conceitos de desenvolvimento, identificação de ameaças cibernéticas, compreensão de elementos associados e vulnerabilidades digitais. Os participantes também conhecerão ferramentas de segurança, como criptografia, e elementos relacionados a governança, risco e compliance.
Ao final dos cursos, os participantes receberão certificado. Terão, ainda, acesso ao Hub Hackers do Bem, um espaço virtual que conecta especialistas, entusiastas e empresas. Nesse ambiente, os estudantes podem acompanhar as novidades da área de cibersegurança e ampliar sua rede de contatos.
Desde seu lançamento em janeiro de 2024, o Hackers do Bem já certificou mais de 36 mil alunos. Financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), dentro do Programa Prioritário em Informática (PPI) da Softex, o programa é executado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).
*Sob supervisão de Edu Oliveira