Subiu para 17 o número de prisões realizadas pela Polícia Civil no âmbito da
Entre os 17 presos, dez ‘auditores’ eram auditores do PCC. Eles eram responsáveis fazer a
A operação foi deflagrada após um ano de investigação contra o tráfico de drogas na Zona Leste da capital paulista. Materiais apreendidos em outra ação da polícia, deflagrada em fevereiro deste ano, ajudaram os policiais a chegarem aos criminosos presos nesta terça, como destaca o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian.
“A primeira incursão ocorreu em fevereiro em algumas habitações na zona leste. Nessa oportunidade, os indivíduos fugiram, mas deixaram material para que a gente pudesse dar continuidade nas investigações, bem como uma certa quantidade de drogas. Com esse material colhido, foi instaurado o inquérito policial. Esse inquérito policial conseguiu identificar oito pessoas. Essa operação foi deflagrada também em seguida, onde oito pessoas foram presas, todos eles faccionados”.
Um dos oito presos era um individuo conhecido como “i30". No celular do homem, a polícia encontrou informações que apontavam para um estrutura esquema de organização de cerca de 80 pontos de tráficos de drogas.
O delegado-geral Artur Dian destaca que ‘auditoria’ era função dos criminosos responsáveis por fiscalizar e manter o bom funcionamento do esquema de tráfico de drogas.
“Um deles, de apelido “i30", continha algumas informações nos aparelhos de telefone celular, bem como outros aparelhos, que davam conta de grupos de relacionamento, grupos de WhatsApp, com aproximadamente a 84 estabelecimentos informais de venda de droga, as chamadas lojas, que eram auditados por diversos indivíduos. E esse chamado “I30" era um dos auditores. Então, diante dessas informações colhidas, nos aparelhos colhidos e nas investigações efetuadas durante essa segunda operação, foi possível dar continuidade nas investigações e aí sim detectar a presença de diversos indivíduos, tanto auditores de demais pontos de tráfico de drogas”, conclui.
Na operação desta terça, a Polícia Civil apreendeu drogas, celulares e material de contabilidade do tráfico de drogas. A investigação irá utilizar o material apreendido nesta terça para localizar mais criminosos ligados ao grupo.
Ao todo, foram cumpridos 38 mandados de prisão e 110 de busca e apreensão em São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Mogi das Cruzes.