O
A ação reunirá 188 hospitais, incluindo Santas Casas, unidades filantrópicas, hospitais universitários da Rede Ebserh e institutos federais. Segundo o
“Vamos realizar o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo ‘Agora Tem Especialistas’ participarão de um esforço nacional conjunto”, afirmou o ministro.
O mutirão tem como objetivo reduzir a fila de cirurgias em áreas como gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia e cirurgias reparadoras. Também serão ofertadas consultas especializadas e exames, como ultrassonografias, tomografias, ressonâncias e endoscopias. O atendimento será destinado a pacientes previamente agendados.
As Santas Casas terão papel central na mobilização: 134 unidades filantrópicas devem realizar mais de 9 mil cirurgias em 19 estados, incluindo procedimentos como bariátrica por videolaparoscopia, hernioplastias, plástica abdominal, colecistostomia e vasectomia.
A iniciativa também envolve hospitais federais do Rio de Janeiro, entre eles o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o Instituto de Cardiologia (INC) e unidades como os hospitais da Lagoa, Andaraí, Ipanema, Bonsucesso, Cardoso Fontes e dos Servidores.
O mutirão integra o programa
Os 45 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizam, paralelamente, a terceira edição do Mutirão no Dia E – Ebserh em Ação, com previsão de 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames. As edições anteriores, realizadas em julho e setembro, contabilizaram mais de 46,7 mil procedimentos.
* Informações com Agência Brasil