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Carreiras e negócios: o que são soft skills?

Cada vez mais solicitadas, essas capacidades podem ser um diferencial importante

Trabalho em equipe é uma das principais soft skills atuais

Já faz algum tempo que os profissionais precisam ter habilidades (em inglês, skills) que vão além do conhecimento puramente técnico para se desenvolver na carreira. Elas são conhecidas como soft skills e incluem capacidades de comunicação, espírito de equipe e aptidão para liderança, entre outras.

Adquiridas ao longo da vida, tanto a partir de experiências do cotidiano quanto do desenvolvimento, elas são adquiridas da infância até a terceira idade pela vivência e pelos relacionamentos. Elas são valorizadas justamente porque não há cursos para aprendê-las.

Em alguns casos, podem até ser consideradas superiores a diplomas e a capacidades técnicas — especialmente as relacionadas a aspectos emocionais. A melhor maneira de avaliar a existência dessas habilidades é por meio de testes que identificam as respectivas competências.

É verdade que as hard skills — que abrangem a fluência em outros idiomas, conhecimentos em software, diplomas em áreas específicas e outras — são fundamentais em diversas funções. Essas capacidades, porém, podem ser aprendidas em cursos e, assim, teoricamente podem ser adquiridas por qualquer indivíduo.

O que difere hard e soft skills?

A maior diferença entre hard e soft skills é a capacidade de serem observadas sem maior aprofundamento. Assim, não é preciso conhecer profundamente um profissional para perceber se ele é fluente em um idioma ou domina um determinado software — ou seja, se tem as hard skills requeridas para um cargo. Já atributos como liderança e resiliência só são identificados com o auxílio de testes psicológicos específicos ou com a convivência diária.

Para que as soft skills sejam adquiridas, é preciso ter a oportunidade de desenvolvê-las. Alguns empregadores se empenham em identificar potencialidades e oferecer condições para o aperfeiçoamento. Além disso, há aqueles que investem em cursos para as áreas de atuação de seus profissionais.

O indivíduo, por sua vez, deve ter ambição, criar tempo e estar disposto a evoluir. É essencial, ainda, dialogar com os empregadores, dedicar-se a progredir pessoalmente e lembrar que todo o conhecimento adquirido fica como legado.