Ouvindo...

10 ideias de projetos para iniciantes em programação

Para quem começa na área de desenvolvimento, o treinamento constante é essencial

A prática frequente ajuda a melhorar as habilidades em programação

Desenvolvedores iniciantes podem treinar habilidades com a criação de sistemas simples, que ajudem a automatizar tarefas do dia a dia — ou mesmo jogos com pouca complexidade. Conhecidos como “miniprogramação”, esses projetos são recomendados para quem busca melhorar suas capacidades em codificação.

As possibilidades incluem uma calculadora simples, um jogo de aventura baseado em texto (como o popular “Carmen Sandiego”), um serviço de reserva de voos e até um sistema de gerenciamento bancário. Veja, a seguir, dez ideias de projetos de programação para iniciantes.

1 – Simulador de cara ou coroa

Um sistema que sorteia o lançamento de uma moeda aleatoriamente vai ajudar o programador a ter uma base sólida para conceitos básicos.

2 – Calculadora

Esse programa lê números e usa lógica para processar informações e obter o resultado. É uma boa opção para quem está começando.

3 – Jogo de xadrez

Como o jogo de xadrez tem regras já estabelecidas, pode ser transformado em um projeto relativamente simples.

4 – Jogo de aventura em texto

Esse formato foi sucesso há algumas décadas e, hoje, é um bom desafio para desenvolvedores iniciantes.

5 – Gerenciamento cibernético

É um tipo de sistema que permite fornecer acesso a usuários a partir da inserção de credenciais, como login e senha. É dividido em duas partes: cliente e servidor.

6 – Conversores

Nesse tipo de ferramenta, o programador deve executar uma lógica que faça a conversão de medidas (ou moedas, por exemplo).

7 – Gestão de clientes

Um sistema simples que vai armazenar informações de clientes, como as relacionadas a data e hora de compras. A ideia é permitir o manuseio de arquivos e o armazenamento de dados.

8 – Sistema de reserva

Nesse projeto, o desenvolvedor vai criar um serviço de reserva de passagens ou quartos de hotel, por exemplo.

9 – Aplicativo móvel

Um projeto voltado a dispositivos móveis ajuda a praticar habilidades bastante necessárias nos dias de hoje.

10 – Controle financeiro

Nesses sistemas, o manuseio de arquivos é utilizado para armazenar dados e informações de usuário.

Essas atividades têm diferentes graus de dificuldade. Para quem não sabe como começar, uma boa ideia pode ser pesquisar bibliotecas de códigos, como a do repositório GitHub. Que tal escolher um desses projetos e iniciar já? Boa sorte!