Ouça a rádio

Compartilhe

Python e Java: veja cursos gratuitos para iniciar nesse mercado

Segmento de tecnologia da informação precisa de mão de obra capacitada

Demanda por profissionais de TI é crescente

Até 2025, o mercado de tecnologia brasileiro vai precisar de cerca de 797 mil profissionais de tecnologia da informação. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) e apontam que o mercado está aquecido e é um bom espaço para atuar.

Empresas como Cisco, Ernst and Young, Gol, Google, Green 4T, IT Mídia, Oracle, Salesforce e Toyota, entre outras, têm buscado investir na capacitação de especialistas para o segmento. Um dos projetos apoiados por elas é a plataforma Eu Capacito, liderada pelo Instituto IT Mídia.

Lá, o interessado em se qualificar para esse mercado tem acesso gratuito a mais de 60 cursos em diversas áreas de tecnologia. Entre as opções estão programação Python, Java e C#, bem como outros fundamentos. As aulas são gravadas e oferecidas por empresas parceiras, como Microsoft, Oracle e Fiap.

Estudantes que completarem todas as aulas têm direito a certificado de conclusão. "Já conseguimos beneficiar mais de 800 mil pessoas em um ano e meio”, diz Vitor Cavalcanti, diretor-geral do Instituto IT Mídia. 

Ele aponta que a falta de mão de obra capacitada aliada a outros fatores causa dois vácuos na economia: geração de empregos de qualidade e produção de tecnologia. “Hoje em dia, existem diversas sementes plantadas para ajudar a formar mais gente", completa.

Veja, a seguir, sete cursos gratuitos de programação disponíveis na plataforma.

1. Dê seus primeiros passos com Python

Oferecido pela Microsoft, o curso tem 4 horas e 33 minutos de duração. O conteúdo ensina a escrever as primeiras linhas de código com Python.

Python é uma linguagem bastante popular no mercado

2. Venha programar em Java

Capacitação tem 6 horas de conteúdo para quem deseja aprender os fundamentos da programação Java — como variáveis, objetos, loops, arrays e mais. Material é produzido pela Oracle.

3. Java Fundamentos

Mais aprofundada, formação oferece 80 horas de conteúdo para quem busca aprender Java. Conduzido pela Fiap

4. O que é Python?

Vídeo informativo de 15 minutos para quem deseja aprender Python, mas não sabe por onde começar. Desenvolvido pela Microsoft.

5. Python

Criado pela Fiap, esta é a opção mais completa para quem quer aprender Python. Nas 80 horas de aula, o aluno aprende sobre variáveis, manipulação de listas, funções e módulos, entre outros. 

6. Adicione lógica aos seus aplicativos com C# 

Com 2 horas de duração, esta formação da Microsoft permite que os estudantes aprofundem suas experiências na linguagem C#. 

7. Dê seus primeiros passos com C# 

Este curso ensina a programar as primeiras linhas de código em C# em 3 horas e 51 minutos de aula. É elaborado pela Microsoft.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido