Ouça a rádio

Compartilhe

10 linguagens de programação que serão destaque em 2023

Para quem quer atuar nesse mercado, elas são boas opções para adicionar ao currículo

Python é uma das linguagens mais importantes da atualidade

O segmento de tecnologia da informação precisa constantemente de bons programadores — já que, atualmente, a maioria dos produtos e serviços usam tecnologia de alguma forma. Existem cerca de 700 linguagens de programação no mundo, mas algumas delas são mais usadas na criação de soluções.  

Selecionar a melhor opção para aprender pode ser difícil. Por isso, relacionamos, a seguir, as 10 que devem ter bastante demanda no futuro. Acompanhe!

1. Python

Python é uma linguagem de programação considerada fácil de aprender. Com sintaxe simples, ela é bastante completa: tem uma grande biblioteca de padrões e kits de ferramentas e pode ser integrada facilmente a outras linguagens de programação populares, como C e C++. Além disso, é útil para tarefas pequenas e complexas em diferentes setores.

2. JavaScript

Bastante popular na criação de sites interativos, JavaScript é essencial para criar sites e aplicativos móveis. Como essa é uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho, saber JavaScript é um diferencial importante.

3. Ada

Útil para uso geral, Ada é uma linguagem de programação padronizada internacionalmente. Trata-se de uma opção de última geração que tem sido usado para software crítico: de microkernels e pequenos sistemas incorporados em tempo real a aplicativos corporativos de grande escala. 

4. Haskell

Haskell é mais uma linguagem de uso geral. Projetada para ensino, pesquisa e aplicações industriais, foi pioneira em recursos que permitem a sobrecarga do operador enquanto se mantém a segurança.

5. HTML

Uma das opções mais acessíveis no mundo da programação, HTML é uma linguagem de marcação que permite definir como as informações vão aparecer em um site — essencial para a experiência do usuário. O HTML pode ser usado para criar páginas da Web com texto comum, mas não tem as mesmas funcionalidades de outras linguagens de programação. 

6. CSS

Em geral, o CSS é usado em conjunto com o HTML e determina a aparência de um site: com o HTML, organiza-se a distribuição do texto e, com o CSS, define-se o tamanho, a cor e a posição dos elementos na página. 

7. Golang

Linguagem de programação de código aberto, a Go ou Golang foi criada pelo Google. Seus recursos internos permitem criar aplicativos simultâneos e sua velocidade, simplicidade e confiabilidade a tornam ideal para criar aplicativos robustos e necessidade de interconexão.

8. Swift

Esta linguagem de programação foi desenvolvida pela Apple em 2014, na época do iPhone 6. É usada para criar apps iOS e programar dispositivos que usam iOS, como o WatchOS, o MacOS, o iPadOS e o tvOS. Esses algoritmos, então, permitem criar construções mais complexas e com propósitos especiais.

9. Kotlin

A JetBrains, parceira da Amazon, criou a linguagem de programação de código aberto Kotlin — que é compatível com as plataformas móveis Android e iOS. À prova de falhas, a Kotlin tem fácil manutenção, leitura fácil e escrita de código mais rápida. 

10. Hypertext Preprocessor (PHP)

PHP é uma linguagem de script antiga e muito popular. Bilhões de sites e aplicativos são criados com ela. PHP oferece estruturas de dados a partir da extensão básica Standard PHP Library (SPL).

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store