Ouça a rádio

Compartilhe

Demissões nas empresas de tecnologia? Um aplicativo promete ajudar quem perdeu o emprego

Gigantes do setor anunciaram pausa nas contratações até o fim de 2022 e área tem enfrentado alta de demissões

Setor de tecnologia tem enfrentado realidade diferente em 2022

Tempo de vacas magras nas empresas de tecnologia. Acostumadas a contratar, conceder benefícios e bons salários, a realidade agora é outra.

Na última terça-feira (12), três gigantes do setor – Meta, Google e Microsoft – anunciaram que vão colocar o pé no freio até o fim do ano. Enquanto a empresa de buscas e a rede social vão pausar as contratações, a dona do Windows demitiu cerca de 1.800 funcionários está semana, de acordo com estimativas do mercado.

Na carta que Sundar Pichai, presidente do Google, enviou aos seus funcionários ele fala dos motivos: "As perspectivas econômicas globais incertas têm sido uma das principais preocupações. Como todas as empresas, não estamos imunes aos ventos contrários no cenário econômico", escreveu.

No Brasil, já existe uma página chamada Layoffs Brasil (layoffs do inglês demissões) que registra as empresas e a quantidade de funcionários demitidos em uma tabela, além também de permitir que as pessoas demitidas cadastrem-se para serem vistas por recrutadores de outras empresas. A lista já registra mais de 4.000 pessoas demitidas em 2022 em empresas tecnologias brasileiras ou que atuam no Brasil.

O fenômeno é mundial. Segundo a plataforma TrueUp, ocorreram mais de 71 mil demissões, quase todas essas apenas no mercado americano, de janeiro até agora.

O que especialistas em negócios de tecnologia tem indicado é que com menos dinheiro disponível no mercado, muitas das startups e empresas de tecnologia estão tendo que recalcular a rota para lidar pela primeira vez com um cenário de escassez, já que estavam acostumadas nos últimos anos com uma lógica de abundância.

Leia Mais

Bruno Tabata

Revelado pelo Galo, meia está perto do Palmeiras e pode enfrentar o Atlético na Libertadores

LIGA

O egoísmo está atrasando a evolução do futebol brasileiro

Zema

Depois de sinalização de nome de Simões para vice de Zema, parlamentares do PP se reúnem em Brasília

Eleições 2022

Ex-presidente Lula voltará ao Estado de Minas para oficializar a aliança com Alexandre Kalil

Serra do Curral

Tamisa, empresa autorizada a minerar na Serra do Curral, não tem registro no CREA