Preferido dos torcedores para assumir a Seleção, ao lado do italiano Carlo Ancelotti, o português Abel Ferreira, do Palmeiras, foi eleito por 26% dos entrevistados no “O Maior Raio-X do Torcedor” como o melhor treinador do futebol brasileiro.
Essa condição é tão inquestionável, segundo o torcedor, que ele tem quase oito vezes mais votos que os segundos colocados, Renato Gaúcho, do Grêmio, e Rogério Ceni, do São Paulo, que aparecem com 3%.
O sentimento em relação a Abel Ferreira vai além do fanatismo palmeirense. Tanto é que a torcida alviverde configura 9% dos torcedores brasileiros, segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest. Ou seja, 15% dos apaixonados por outros times votaram no português.
Melhor técnico do Brasil
Abel Ferreira (Palmeiras) - 26%
Renato Gaúcho (Grêmio) e Rogério Ceni (São Paulo) - 3%
Fernando Diniz (Fluminense) - 2%
Mano Menezes (Internacional) - 1%
O quarto treinador com mais votos é Fernando Diniz, que no último domingo foi campeão carioca com o Fluminense. Ele teve a citação de 2% dos torcedores, sendo esse número o dobro da torcida tricolor.
O Top-5 de melhores treinadores trabalhando no Brasil é fechado por Mano Menezes, do Internacional, que teve 1% dos votos. Outros treinadores tiveram 15% das citações, com 4% dizendo nenhum e 47% não sabendo ou não respondendo.
Apesar da invasão estrangeira no Brasileirão — nove dos 20 clubes têm treinadores de outros países, sendo sete deles portugueses —. Abel Ferreira é o único que teve mais do que 1% das citações.
Metodologia
A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.