Ouça a rádio

Compartilhe

Instagram vai retirar mudanças que o tornaram parecido com o TikTok

Depois de críticas às novidades, rede social decidiu atender aos pedidos de usuários

Instagram deve voltar a ter design antigo

Esta foi uma semana difícil para o Instagram. Depois de diversas mudanças na plataforma, que a deixaram muito semelhante ao concorrente TikTok, muitos usuários passaram a criticar as alterações — inclusive famosos, como Kylie Jenner e Kim Kardashian. A primeira reação da rede social às críticas foi encher o feed de reels e vídeos. 

Agora, porém, Adam Mosseri, CEO da empresa, diz que o Instagram vai retirar algumas das alterações — mas não deu muitos detalhes. Segundo ele, a repercussão negativa ajudou a ver a perspectiva dos usuários. Em entrevista à newsletter Platformer nesta quinta-feira (28), ele conta que está feliz que o Instagram tenha assumido o risco, mas que a empresa ouviu as reclamações.

O executivo avalia que o consumo de conteúdo na plataforma tem cada vez mais foco em vídeos, mas as pessoas ainda relutam ao ver um design diferente do que estão acostumadas. “É uma mudança de paradigma que temos visto há muitos anos. E isso é frustrante para pessoas que se sentem mais confortáveis ​​criando ou consumindo fotos. E eu entendo isso”, diz.

Por enquanto, o que se sabe é que a quantidade de posts e recomendações será "temporariamente reduzida" — publicações de perfis e páginas seguidas pelo usuário devem voltar a ter prioridade. A nova interface, com fotos e vídeos em tela cheia, também vai ser retirada. 

Mosseri esclarece, no entanto, que pelo menos o volume de recomendações deve voltar em algum momento. “Se não falharmos de vez em quando, não estaremos pensando grande o suficiente”, argumenta. Para ele, a empresa precisa “dar um passo para trás e se reagrupar”. Isso deve ocorrer quando a plataforma melhorar os algoritmos de classificação e recomendação. “Quando aprendermos o suficiente, voltamos com alguma nova ideia.”

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store