Ouvindo...

PlayStation 5 tem preço elevado nos EUA devido a “ambiente econômico complexo”

Outras empresas americanas também sentem os efeitos do aumento das tarifas

Preço do PS5 passa a ser de 550 dólares

A Sony anunciou, nesta quarta-feira (20), o aumento de 50 dólares no preço de seu console de videogames PlayStation 5 nos Estados Unidos, citando um “ambiente econômico complexo”.

Com o reajuste, o preço do PS5 passa a ser de 550 dólares, enquanto a “Edição Digital” custará 500 dólares e a versão “Pro”, 750 dólares. A vice-presidente de marketing global da Sony Interactive Entertainment, Isabelle Tomatis, afirmou que a decisão de aumentar o preço foi difícil.

Em maio, a Sony já havia sinalizado a possibilidade de ajustes de preços nos Estados Unidos, estimando que tarifas poderiam gerar um custo de cerca de 680 milhões de dólares no ano fiscal.

As tarifas alfandegárias impostas pelo então presidente americano, Donald Trump, sobre bens importados, afetaram o custo para empresas como a japonesa Sony. Inicialmente, os Estados Unidos cogitaram impor tarifas de 25% ao Japão, mas o acordo final estabeleceu uma taxação de 15%.

Leia também

Mais impactos das tarifas

Empresas americanas também sentem os efeitos dessas tarifas. A Estée Lauder, gigante de cosméticos, previu um impacto de 100 milhões de dólares para o ano fiscal de 2026 e planeja ajustes de preços.

A PepsiCo, de lanches e refrigerantes, pode elevar seus preços em 10% para mitigar o impacto das sobretaxas, especialmente as que incidem sobre o alumínio importado. Já a Monster Beverages, fabricante de bebidas energéticas, avalia aumentar seus preços, segundo seu diretor executivo, Hilton Schlosberg, devido ao cenário aduaneiro.

* com informações da AFP

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim