Saiba como será o funcionamento de Bancos, Correios e INSS no Ano Novo

Mudanças no expediente exige atenção do cidadão para evitar agências fechadas na virada do ano

Bancos funcionam normalmente nesta terça-feira (30), mas fecham na quarta-feira (31)

A virada do ano vai alterar o funcionamento das instituições financeiras, exigindo que o cidadão tenha atenção para não perder tempo em agências bancárias fechadas ou atrasar o pagamento de contas. Os horários de atendimento também serão alterados para unidades dos Correios e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as unidades funcionam normalmente nesta terça-feira (30). Porém, as agências bancárias estarão fechadas na quarta-feira, dia 31 de dezembro, e no primeiro de janeiro, também conhecido como dia da Confraternização Universal.

Nessas datas, as compensações bancárias não são efetivadas, incluindo o TED. Somente o PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

Contas de consumo, como água, energia e telefone, poderão ser pagas sem acréscimo no dia útil seguinte. No caso de tributos e impostos, caso vençam no feriado, ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado para evitar a cobrança de juros e multas. As agências voltam a funcionar na sexta-feira, dia 2 de janeiro.

No caso dos Correios e do INSS, as unidades também funcionam normalmente nesta terça-feira (30). A mudança nas agências ocorre no dia 31, sendo que nas unidades do serviço postal o horário é reduzido até 14h, e na previdência até 13h. Também não há expediente nas instituições no dia 1º de janeiro.

Veja o funcionamento de cada instituição

DataBancosCorreiosINSS
30/12/2025NormalNormalNormal
31/12/2025Não abremHorário reduzido até 14hHorário reduzido até 13h
01/01/2026Não abremNão abremNão abrem
02/01/2026Horário normalHorário normalHorário normal
Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...