CEO da Stellantis: ‘Brasil pode reforçar protagonismo na regionalização da indústria’

Antonio Filosa afirma que questões estruturais atrapalham a competitividade, mas talento da mão de obra coloca país na liderança da América Latina

O CEO global da Stellantis, Antonio Filosa, destaca que apesar do Brasil ter problemas de competitividade com uma carga tributária alta e infraestrutura reduzida, o país é protagonista da América Latina. Em entrevista à CNN Money, nesta quarta-feira (19), ele destaca que a mão de obra qualificada permite que a indústria brasileira tenha um destaque e passe a exportar produtos para a região.

Segundo o executivo, a produção industrial brasileira sempre foi limitada por questões regulamentares, além de uma carga fiscal alta e ineficiência na logística. Porém, Filosa afirma que a Stellantis está contornando a situação com uma equipe criativa.

“O time de engenharia, design e produto está trazendo para a realidade do Brasil produtos tão interessantes, tão bons do ponto de vista estético e funcional, que outros mercados estão se interessando. Embora a competitividade ainda não esteja no nível que o Brasil mereça, a inteligência que esse time coloca no negócios está trazendo produtos para outros mercados”, afirmou.

Esse momento da empresa, segundo Filosa, ocorre em um cenário de regionalização maior, onde o Brasil já está consolidado como a referência da América Latina. “O Brasil está longe de outras regiões, mas o Brasil é a potência regional. É um continente de quase 440 milhões de habitantes que expressa uma economia que está crescendo.

“Nesse processo de regionalização, o protagonismo do Brasil e da indústria brasileira no continente tem chance de se reforçar, e também de exportar para outras regiões como já estamos fazendo”, completou.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...