Black Friday 2025: pequenos e médios da indústria podem protagonizar a onda digital

Pesquisas Fecomércio MG, ABComm e Neotrust revelam que consumidores esperam promoções relevantes, enquanto moda e e-commerce mineiros ajustam estratégias para crescer e fidelizar clientes neste novembro de liquidações. Confira as projeções.

Moda mineira chega à Black Friday 2025 com um conjunto robusto de estratégias industriais

Novembro chegou e Belo Horizonte se prepara para mais uma edição da Black Friday, movimento que conquista o varejo brasileiro desde 2011, prometendo ofertas imperdíveis e muita movimentação comercial.

Antes restrita ao ambiente online, a data se expandiu para as lojas físicas ao longo da última década. Hoje, as vitrines com anúncios de promoções tomam conta das ruas e dos shopping centers da capital mineira desde a véspera da data, criando uma atmosfera de liquidação tentadora para os consumidores. Pesquisas de projeção sobre o volume de vendas e negócios durante a Black Friday 2025 já apontam que os empresários que investirem no evento podem colher bons frutos.

O retrato do consumo: intenções e oportunidades

Segundo a Fecomércio MG, 87,4% dos consumidores em Belo Horizonte acompanham de perto a Black Friday e mais da metade manifesta intenção efetiva de compra em 2025. Os segmentos de roupas, calçados e acessórios despontam tanto nas lojas físicas quanto virtuais, acenando para um ciclo de consumo robusto especialmente relevante para pequenos e médios fabricantes atentos á variedade e às tendências do varejo online.

Com o e-commerce nacional devendo ultrapassar a marca de R$11 bilhões na semana promocional, segundo a ABComm, a disputa por atenção se acirra e privilegia quem alia preço, agilidade logística e comunicação transparente. Os consumidores valorizam entrega rápida, variedade e atendimento diferenciado, atributos que foram apontados por quase um terço dos entrevistados no levantamento da Fecomércio MG.

O consumidor: pesquisa, oportunidade e influência

Dados sobre comportamento mostram que a pesquisa prévia de preços, percepção de descontos reais e a abertura a compras inesperadas compõem o perfil de um público exigente, curioso e engajado.

O empresário que explorar campanhas digitais assertivas e oferta personalizada tem mais chance de captar esse fluxo de oportunidades, especialmente nas faixas horárias de maior engajamento online que vão de 19h até as 23h, segundo dados apontados no relatório Neotrust.

Com crescimento expressivo nas vendas de moda e acessórios, sobretudo via dispositivos móveis, pode ganhar espaço quem investir em formatos interativos, campanhas bem direcionadas e relacionamento pós-venda. Combinar mix enxuto, agilidade e credibilidade digital desponta como diferencial para os pequenos e médios com ambição de expansão de mercado e de marca.

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Oportunidade para quem produz e vende

Analisando o setor como um todo, a moda mineira chega à Black Friday 2025 com um conjunto robusto de estratégias industriais. As fábricas reforçaram produtos essenciais, aceleraram lançamentos, ajustaram operações internas e revisaram as coleções em sintonia com a demanda.

Este movimento, como aponta conteúdo publicado pela FIEMG, minimiza os riscos, fortalece a logística e cria um ambiente cada vez mais competitivo e preparado para o ritmo veloz do varejo, onde a digitalização das vendas e integração dos canais se tornam diferenciais para pequenos e médios fabricantes.

Os dados das pesquisas revelam, por fim, um cenário de amplo potencial para quem ocupa o centro da pirâmide industrial e varejista do país. Eles apontam que a Black Friday 2025 será marcada pela união entre intenção real de consumo, maturidade digital e valorização de experiências customizadas.

Pequenos e médios negócios poderão encontrar um solo fértil para crescer se investirem em um equilibrio entre criatividade, integração digital e atenção genuína ao consumidor, Mesmo diante da diversidade de possibilidades e estratégias de venda e produção, as ideias bem executadas e o talento do empreendedor regional ainda são parte essencial da receita para o sucesso na produção e nas vendas.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa Jornalismo e escreve sobre Cultura e Indústria no portal da Itatiaia. Apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema, Amanda é mãe do Joaquim.

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