Os preços dos hortigranjeiros praticamente se mantiveram estáveis no último mês, com leve alta de 0,17% em relação ao período anterior. É o que aponta levantamento da Ceasa Minas, a pedido da Itatiaia, divulgado nesta sexta-feira (9).
De acordo com os dados, verduras e legumes tiveram aumento médio de 0,51%, enquanto as frutas registraram reajuste de 2,6%. Em contrapartida, os ovos ficaram cerca de 24% mais baratos, o que ajudou a frear o aumento geral dos preços.
Leia também:
Segundo a Ceasa, a manutenção dos valores está relacionada à baixa procura no período e à produção regular. O supervisor de operações da Ceasa Minas, Rafael Oliveira Silva, explica:
“De maneira geral, os produtos tiveram uma pequena alta de 0,17%. A manutenção da oferta e a menor demanda por alguns itens contribuíram para esse aumento discreto no preço médio do atacado.”
Entre as hortaliças que mais influenciaram a alta, Rafael destaca a moranga híbrida, com aumento de 29,03%, além da cenoura. Já no grupo das frutas, os principais responsáveis pela elevação dos preços foram o mamão havaí, a goiaba e o maracujá azedo.
Por outro lado, os ovos apresentaram uma queda expressiva de 23,96%.
“Essa redução pode ser explicada, principalmente, pela baixa demanda no período, mesmo com uma oferta considerada irregular”, afirmou o supervisor.
A orientação da Ceasa é que o consumidor pesquise os preços antes de comprar. Neste momento, vale a pena apostar em frutas como manga, limão-taiti, melancia e pêssego, além de hortaliças como cebola, batata e pimentão, que apresentam melhor custo-benefício no entreposto.