Gás do Povo começa a distribuir recarga do botijão na semana que vem

Ministério de Minas e Energia vai iniciar o período de transição do Auxílio Gás para o novo Gás do Povo

Gás do Povo começa a funcionar nesta segunda-feira (24)

O Ministério de Minas e Energia (MME) vai iniciar, na segunda-feira (24), a operação nacional do programa Gás do Povo, com a recarga gratuita do botijão do gás de cozinha de 13kg para famílias em situação de vulnerabilidade social e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Belo Horizonte está entre as dez capitais contempladas no início do programa.

Além da capital mineira, vão receber o programa: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). A expectativa do governo federal é alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026.

Segundo o ministro Alexandre Silveira (PSD), o programa garante alívio no orçamento das famílias e protege a saúde de quem recorre à lenha ou materiais inflamáveis para cozinhar. “Estamos garantindo segurança alimentar e qualidade de vida para milhões de brasileiros e brasileiras”, disse.

O vale-recarga de botijão será distribuído pela Caixa Econômica Federal, que também é responsável pelo cadastro das revendedoras participantes. A retirada do botijão vai ocorrer de forma gratuita diretamente nas operações credenciadas, sem a intermediação de pagamento em dinheiro. O beneficiário poderá comprovar o direito por meio do cartão Bolsa Família, cartão de débito Caixa ou CPF.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, 1 milhão de famílias serão atendidas nesta primeira etapa, considerada uma transição em relação ao antigo auxílio gás. No modelo anterior, o beneficiário recebia um pagamento em dinheiro no valor correspondente ao botijão, e poderia utilizar o recurso para outros meios.

Beneficiários do Bolsa Família terão prioridade no recebimento dos botijões. O repasse será feito entre quatro e seis botijões de 13 kg por ano, a depender do número de integrantes da família. Somente em Minas Gerais, são 1,2 milhão de famílias contempladas.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...