Petrobras descobre novo poço de petróleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro

Amostras coletadas pela Petrobras agora seguem para análises laboratoriais, para confirmar a viabilidade do poço

Petróleo foi encontrado na camada conhecida como pós-sal

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (17) que descobriu “petróleo de alta qualidade” na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, em uma região conhecida como pós-sal. Segundo a petrolífera, a perfuração no poço já foi concluída, com testes que envolveram análises elétricas e indícios de gás confirmando a presença do material.

O poço está no bloco Sudoeste de Tartaruga Verde, localizado a 108 km da costa de Campos dos Goitacazes, em uma profundidade de 734 metros. As amostras coletadas agora seguem para análises laboratoriais, “que permitirão caracterizar as condições dos reservatórios e fluidos encontrados”.

A Petrobras segue avaliando o potencial da área. O bloco Sudoeste de Tartaruga Verde foi adquirido em setembro de 2018, na 5ª rodada de leilão do pré-sal. A empresa opera o bloco com 100% de participação.

O anúncio fez com que as ações da empresa operassem em alta. Os papéis preferenciais negociados na B3 avançam 0,8% aos R$ 32,96, enquanto as ações ordinárias estão com uma valorização de 0,4% aos R$ 35,07.

A última descoberta de petróleo da Petrobras ocorreu na camada pré-sal da Bacia de Santos, em maio, no bloco de Aram, a 248 km da costa e a uma profundidade de 1.952 metros. Já no mês passado, a empresa obteve autorização do Ibama para perfurar um poço exploratório na região da Foz do Amazonas.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...