A Caixa Econômica Federal iniciou o processo de adesão dos revendedores de
A adesão dos revendedores é voluntária, mas o governo vai reembolsar as empresas credenciadas em cada estado de acordo com uma tabela de referência para o preço do botijão. Em Minas Gerais, por exemplo,
Os valores de referência permanecerão válidos até 31 de dezembro, sendo atualizados em 2026. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o programa vai começar em novembro deste ano, de maneira gradual, até ser 100% implementado em março do ano que vem.
Beneficiários do Bolsa Família terão prioridade no recebimento dos botijões. O repasse será feito entre quatro e seis botijões de 13 kg por ano, a depender do número de integrantes da família. Somente em Minas Gerais, são 1,2 milhão de famílias contempladas.
Veja os critérios para adesão de revendedores
Para se cadastrar, as empresas devem estar registradas na Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP) com autorização para a revenda varejista de gás liquefeito de petróleo (GLP). O revendedor também deve estar regular perante a Secretaria Especial da Receita Federal.
Além disso, as empresas precisam ter conta corrente de pessoa jurídica na Caixa. O pagamento das recargas será feito diretamente na conta da revenda, em até dois dias úteis após a entrega do botijão, validado pelo aplicativo ou pela máquina “Azulzinha”, ambos da Caixa.
As empresas interessadas devem acessar o portal da Caixa. Os revendedores serão incluídos automaticamente no Programa Parcerias Caixa, que habilita a possibilidade de redução de taxas para produtos de crédito.