Ouvindo...

Engenharia enfrenta escassez de mão de obra qualificada, alerta Crea-MG

De 2015 a 2023, o número de universitários matriculados em faculdades da área de engenharia recuou 25%, segundo dados do Confea

De 2015 a 2023, o número de universitários matriculados em faculdades da área de engenharia recuou 25%, segundo dados do Confea

Áreas de engenharia, agronomia e geociências enfrentam uma escassez de profissionais qualificados. De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), a dificuldade revela a necessidade de ampliar a cooperação entre universidades e empresas.

De 2015 a 2023, o número de universitários matriculados em faculdades da área de engenharia recuou 25%, de pouco mais de 1 milhão para 763 mil, segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Ao olhar para os ingressantes ao ensino superior, os números também assustam: a cada 100 pessoas que entram no curso, apenas 35 se formam. Somente 40% dos egressos solicitam registro nos Conselhos Regionais de Engenharia para atuar na sua área de formação.

“O país enfrenta um cenário preocupante de escassez de profissionais nas áreas tecnológicas, o que impacta diretamente o desenvolvimento econômico e social”, reforçou o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio.

Evento vai debater desafios do setor

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) realiza, no dia 15 de outubro, em Belo Horizonte, o Seminário “Conexões que Transformam”. A iniciativa que visa discutir estratégias para enfrentar a escassez de profissionais qualificados nas áreas de engenharia, agronomia e geociências e ampliar a cooperação entre universidades e empresas.

O encontro será realizado das 8h às 17h, na sede do Conselho e reúne representantes de instituições de ensino de todo o estado, setor produtivo e sociedade civil. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link.

Para o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio, o evento é uma oportunidade de aproximar setores que compartilham desafios comuns.

“Ao promovermos esse encontro, queremos construir soluções conjuntas, aproximando universidades, empresas e a sociedade para fortalecer a formação e valorizar ainda mais o papel da Engenharia e da Agronomia”, afirmou.

Atividades

A programação inclui mesa-redonda, painéis, palestras e atividades de networking, com foco na formação acadêmica, na inserção profissional e na integração entre diferentes setores. Outro destaque é o espaço Encontro Universidade–Empresa para Networking, que será realizado no hall do auditório S1.

O seminário é uma iniciativa do Colégio Estadual de Empresas do Crea-MG (CEM-MG) e do Colégio Estadual de Instituições de Ensino Regionais (CIER-MG) e terá emissão de certificado para os participantes.

Serviço:

  • 1º Seminário Temático CEM-CIER- Conexões que transformam
  • Data: 15 de outubro de 2025
  • Horário: 8h às 17h
  • Local: Sede do Crea-MG - Auditório do S1 - Av. Álvares Cabral, 1600 - Santo Agostinho, Belo Horizonte - MG

Inscrições gratuitas: Sympla - https://bit.ly/seminarioconexoesquetransformam

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas