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O que é o 11.11? Data que rivaliza com a Black Friday

Data celebrada no 11 de novembro é usada pelos lojistas para antecipar as ofertas do fim do mês; entenda a origem

Data surgiu na China como o “Dia dos Solteiros” e ganhou o varejo com promoções

Além da Black Friday, outra data de novembro tem ganhado destaque pela quantidade de ofertas para os consumidores do varejo. É o 11 de novembro (ou 11.11), mais um dia de descontos no mês das promoções e que primeiro ficou famoso na China, conhecido como o “Dia dos Solteiros”.

A data é o principal evento de compras do comércio eletrônico chinês, e que agora começa a ser replicado no ocidente. Algumas empresas atuantes no Brasil, como o Mercado Livre e a Shopee, que é de origem asiática, estão antecipando as ofertas do fim de novembro e estampando o 11.11 em seus portais.

As gigantes chinesas AliExpress e Alibaba, também com grande adesão de consumidores brasileiros, também dão um grande destaque para a data. Apesar de ter surgido como um concorrente da Black Friday, de origem americana, o 11.11 passou a ser encarado como um esquenta para o principal evento do varejo em novembro.

Porém, a origem da comemoração é incerta. A versão mais comum é de que ela foi criada em 1993, por estudantes da Universidade de Nanquim que queriam um evento contrário ao Dia dos Namorados.

No comércio, a data ficou famosa em 2009, quando o Grupo Alibaba resolveu utilizar a famosa data para oferecer descontos e incentivar a compra de presentes para si próprio. Neste ano, a data cai 17 dias antes da Black Friday, marcada para 28 de novembro.

Mas como surgiu a Black Friday?

Assim como 11.11, a Black Friday também não tem origem no varejo. Acredita-se que o termo foi usado pela primeira vez no mercado financeiro, em uma sexta-feira dia 24 de setembro de 1869.

Nessa data na história, o mercado de ações americano quebrou quando os magnatas Jay Gould e James Fisk tentaram, de maneira ilegal, ‘encurralar’ o mercado de ouro na Bolsa de Valores de Nova York.

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O objetivo do golpe era fazer o preço do metal precioso subir e assim enriquecerem. Porém, o esquema deu errado quando o presidente Ulysses S. Grant interveio e ordenou que o governo vendesse o ouro estocado nos cofres públicos. O resultado foi uma queda drástica na cotação, fazendo com que os investidores perdessem fortunas.

O termo Black Friday, como é conhecido hoje, ganhou popularidade na Filadélfia, na década de 1950. A polícia local usava a expressão para descrever o trânsito caótico causado por consumidores no dia posterior ao Thanksgiving, quando retornavam do feriado no interior para as cidades grandes.

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.