Além da
A data é o principal evento de compras do comércio eletrônico chinês, e que agora começa a ser replicado no ocidente. Algumas empresas atuantes no Brasil, como o Mercado Livre e a Shopee, que é de origem asiática, estão antecipando as ofertas do fim de novembro e estampando o 11.11 em seus portais.
Shopee investe R$ 36 milhões em cupons de desconto na Black Friday 2025 Black Friday 2025: Mercado Livre anuncia R$ 100 milhões em cupons de desconto Black Friday: conheça 5 plataformas para comparar preços e fugir de ‘fraudes’
As gigantes chinesas AliExpress e Alibaba, também com grande adesão de consumidores brasileiros, também dão um grande destaque para a data. Apesar de ter surgido como um concorrente da Black Friday, de origem americana, o 11.11 passou a ser encarado como um esquenta para o principal evento do varejo em novembro.
Porém, a origem da comemoração é incerta. A versão mais comum é de que ela foi criada em 1993, por estudantes da Universidade de Nanquim que queriam um evento contrário ao Dia dos Namorados.
No comércio, a data ficou famosa em 2009, quando o Grupo Alibaba resolveu utilizar a famosa data para oferecer descontos e incentivar a compra de presentes para si próprio. Neste ano, a data cai 17 dias antes da Black Friday, marcada para 28 de novembro.
Mas como surgiu a Black Friday?
Assim como 11.11, a
Nessa data na história, o mercado de ações americano quebrou quando os magnatas Jay Gould e James Fisk tentaram, de maneira ilegal, ‘encurralar’ o mercado de ouro na Bolsa de Valores de Nova York.
O objetivo do golpe era fazer o preço do metal precioso subir e assim enriquecerem. Porém, o esquema deu errado quando o presidente Ulysses S. Grant interveio e ordenou que o governo vendesse o ouro estocado nos cofres públicos. O resultado foi uma queda drástica na cotação, fazendo com que os investidores perdessem fortunas.
O termo Black Friday, como é conhecido hoje, ganhou popularidade na Filadélfia, na década de 1950. A polícia local usava a expressão para descrever o trânsito caótico causado por consumidores no dia posterior ao Thanksgiving, quando retornavam do feriado no interior para as cidades grandes.