Ouvindo...

Dia de Finados impulsiona mercado de flores, que prevê alta nas vendas

Data sendo celebrada no domingo vai favorecer a visita a cemitérios e lugares frequentados pelos entes queridos

Flores mais procuradas são as mais resistentes ao clima e que necessitam de menos água

O Dia de Finados, celebrado neste domingo (2), vai impulsionar o setor de flores e incrementar as vendas em 7%, se comparado com a mesma data em 2024. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), ressaltando que a data cair em um final de semana facilita as visitas aos cemitérios ou aos locais em que o ente querido costumava frequentar.

Segundo o instituto, o dia de finados representa 3% do comércio anual de flores no Brasil. As plantas mais procuradas no periodo são aquelas cultivadas em vasos, com destaque para os crisântemos - flores que possuem mais resistência ao clima e maior durabilidade -, além dos kalanchoes, que exigem menor quantidade de água na manutenção.

O diretor do Ibraflor, Renato Opitz, ressalta o movimento crescente de pessoas que homenageiam seus mortos depositando flores em casa, junto aos porta-retratos, ou em locais antes cuidados pelos entes queridos. “As pessoas querem se sentir próximas de quem já se foi”, disse.

De acordo com ele, essa mudança no perfil do consumidor não representa uma perda para o setor, mas sim uma transformação. Ele afirma que o mercado se adapta, fazendo com que a data permaneça como uma celebração de memória e afeto.

“Hoje, sugerimos formas diversas de homenagear: seja com buquês, vasos ou plantas ornamentais. O cuidado com as plantas, inclusive, é uma tradição que vem de gerações, algo muito presente na vida de nossos pais e avós”, ressaltou.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.