Ouvindo...

Dia de Finados: Prefeitura de Belo Horizonte autoriza venda de flores em cemitérios

Barracas poderão funcionar no dia 2 de novembro, das 6h às 17h30, em quatro cemitérios da capital

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), publicou portaria que autoriza a comercialização de flores naturais no dia 2 de novembro, durante as tradicionais Feiras de Finados.

A venda será permitida em áreas próximas às entradas dos seguintes cemitérios municipais:

  • Bonfim (Rua Bonfim, 1.120 – bairro Bonfim);
  • Consolação (Rua José Gomes Domingues, 2.000 – bairro Jaqueline);
  • Paz (Avenida Presidente Carlos Luz, 850 – bairro Caiçara);
  • Saudade (Rua Cametá, 585 – bairro Saudade).

Cada um deles poderá ter até cinco barracas, com dimensões de 2x2 metros, montadas a partir das 6h e desmontadas até as 17h30 do mesmo dia. Somente flores naturais poderão ser vendidas, e os produtos devem estar em embalagens que evitem acúmulo de água.

Os floristas interessados devem se inscrever presencialmente na administração do cemitério onde desejam atuar, apresentando os seguintes documentos:

  • carteira de identidade com foto (original e cópia);
  • CPF (original e cópia);
  • comprovante de residência em Belo Horizonte.

Cada pessoa pode se inscrever em apenas um cemitério. Caso faça em mais de um, apenas a primeira é validade.

Após o período de inscrições, será realizado um sorteio das cinco vagas disponíveis e da ordem de distribuição das barracas. A presença dos participantes no sorteio será facultativa.

A lista de floristas selecionados será divulgada na administração dos cemitérios, no Diário Oficial do Município (DOM) e nos sites da FPMZB.

Os floristas não poderão ceder a autorização a terceiros, e cada um poderá contar com um ajudante, que só poderá atuar junto ao titular da licença.

Os autorizados estarão sujeitos à fiscalização dos órgãos municipais e deverão cumprir todas as normas da Portaria Conjunta FPMZB/SMPU nº 001/2025.

( Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.